<b>A memória e os sentidos do ensino do espanhol no estado do Paraná (1980-1990)</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i1.15206
Résumé
Ao longo da História, houve várias mudanças no cenário do ensino de Língua Estrangeira (LE) no Brasil. Elas ocorreram não somente na estrutura desse componente curricular das escolas de ensino fundamental e médio, mas também, na estrutura do currículo escolar que sofreu constantes transformações em decorrência dos aspectos políticos, sociais e econômicos. Decorrente a este contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar os (des) caminhos que levaram o estado do Paraná a um momento de reformulação em seu currículo, levando a saída do Espanhol como componente curricular do Colégio Estadual em Curitiba na década de 1980 e voltando a sua oferta no final da mesma década com a criação do CELEM em todo estado. Por conseguinte, o espanhol vem se solidificando em todo estado do Paraná, após a criação da Lei de nº. 11.161 sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dispõe sobre o ensino do espanhol como componente curricular obrigatório nas escolas de ensino médio de todo o país.
Téléchargements
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).