Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: reflexões para o ensino de Ciências frente às novas realidades da sociedade

  • Sani De Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Ponta Grossa Av. Monteiro Lobato, Km 04 CEP: 84.016-210 Ponta Grossa-PR - Brasil
  • Ana Cristina Schirlo Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Résumé

Mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas estão derrubando paradigmas. Entende-se que essas mudanças exibem um mundo globalizado que apresenta exigências e, para satisfazê-las o cidadão precisa experienciar situações de construção de conhecimentos que o auxiliem no desenvolvimento das habilidades cognitivas proporcionando seu letramento frente às mesmas. Particularizando esse momento de transição para as áreas do conhecimento humano, percebem-se modificações no campo da educação escolar. Nesse contexto, questionam-se quais contribuições a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel pode agregar para o processo de ensino de Ciências. Assim, esse trabalho objetiva promover uma reflexão sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel auxiliando os professores o processo de ensino de Ciência. Para tanto, se percorreu uma trilha metodológica pautada na pesquisa bibliográfica, que desvelou que a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel tem papel relevante no que tange à formação dos estudantes perante os desafios impostos pela atual sociedade, pois ela auxilia os professores no processo de ensino. Portanto, é pertinente que professores tenham conhecimento dessa teoria para o processo de ensino que se propõem desenvolver.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Sani De Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Ponta Grossa Av. Monteiro Lobato, Km 04 CEP: 84.016-210 Ponta Grossa-PR - Brasil
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia- Mestrado profissional e Doutorado
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Campus Ponta Grossa
Av. Monteiro Lobato, Km 04
CEP: 84.016-210 Ponta Grossa-PR - Brasil
Ana Cristina Schirlo, Secretaria de Educação do Estado do Paraná
Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR/PG, 2009), graduada em Matemática(UEPG, 1997), professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na área de Matemática e Física, monitora do PIC da OBMEP e professora-formadora da UAB.Doutoranda no Programa de Pós Graduação Em Ensino de Ciência e Tecnologia.
Publiée
2014-02-11
Comment citer
Rutz da Silva, S. D. C., & Schirlo, A. C. (2014). Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: reflexões para o ensino de Ciências frente às novas realidades da sociedade. Imagens Da Educação , 4(1), 36-42. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22694
Rubrique
Ensino e Aprendizagem