Universidade Aberta do Brasil: desafios e possibilidades nas práticas docentes do ensino superior

  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria
  • Laura Wunsch Universidade Federal de Santa Maria
  • Naila Cohen Pomnitz Universidade Federal de Santa Maria

Résumé

Este artigo objetiva identificar os impactos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas práticas docentes de duas instituições federais de ensino superior no estado do Rio Grande do Sul. A metodologia desenvolvida teve enfoque qualitativo e corpus constituído por regulamentações e diretrizes da UAB, normas internas para Educação a distância (EaD) e professores que atuam nas duas instituições pesquisadas. Foram realizadas análises documentais e bibliográficas, bem como entrevistas semiestruturadas. Destaca-se, no âmbito do recorte proposto, que os efeitos provocados pela execução do sistema UAB relacionam-se diretamente com os desafios enfrentados pelos professores do ensino superior a partir da implementação dos cursos na modalidade a distância nas instituições pesquisadas. Tais desafios envolvem a precarização do trabalho devido ao acúmulo de tarefas, a forma de remuneração por meio de bolsas, a falta de institucionalização do sistema UAB, a complexidade das relações entre professores, tutores e equipes técnicas, entre outros. O impacto sentido nas práticas docentes mediante a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) representa a necessidade de desenvolvimento de novas concepções para as abordagens metodológicas e para a atuação dos atores envolvidos na educação, tanto no ensino presencial quanto na EaD.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora Associada I do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. 

Laura Wunsch, Universidade Federal de Santa Maria
Mestre em Educação. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Naila Cohen Pomnitz, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação. Professora da rede municipal de ensino, atuando na Escola Municipal de Educação Infantil Nosso Lar, Santa Maria, RS.

Publiée
2015-06-18
Comment citer
Sarturi, R. C., Wunsch, L., & Pomnitz, N. C. (2015). Universidade Aberta do Brasil: desafios e possibilidades nas práticas docentes do ensino superior. Imagens Da Educação , 5(2), 66 - 75. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i2.24929
Rubrique
Políticas Públicas