A educação nos domínios do dogmatismo: análise crítica dos conceitos e da finalidade da educação na legislação brasileira

  • Alexandre H. Reis Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Márcia Bento Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • João Batista Teixeira da Rocha Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Educação, legislação, dogmatismo, cidadania

Resumo

Este estudo discute a questão da finalidade da educação brasileira apresentada na legislação. Parte da hipótese de que a educação brasileira, em suas diretrizes, está marcada por uma confusão conceitual. Para analisar este ponto, é apresentada uma definição de dogmatismo e à luz de tal definição são examinados os conceitos-chave presentes nos preâmbulos das leis brasileiras voltadas para a educação. A análise do discurso é guiada pela exigência de clareza e os resultados deste trabalho pretendem manter aberto o debate sobre a construção de uma educação crítica próxima da noção de Esclarecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre H. Reis, Universidade Federal do Vale do São Francisco
Graduado e Mestre em Filosofia pela UFMG, doutorando pela UFRGS. Professor de Filosofia do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.
Márcia Bento Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília, mestrado e doutorado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela UNIFESP. Professora adjunta II do Colegiado de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da UNIVASF.

João Batista Teixeira da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria
Graduado, mestre e doutor em Ciências Biológicas (bioquímica) pela UFRGS. Possui Pós-Doutorado na UFRJ, Departamento de Bioquímica Médica. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA Bf - Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Nerociências. Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador do Programa de Pós-graduação, Educação em Ciências (URGS/FURG/UFSM).
Publicado
2016-09-16
Como Citar
Reis, A. H., Moreira, M. B., & Rocha, J. B. T. da. (2016). A educação nos domínios do dogmatismo: análise crítica dos conceitos e da finalidade da educação na legislação brasileira. Imagens Da Educação , 6(3), 49-61. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i3.29236
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação