Avaliação da aprendizagem: uma experiência formativa com mapas conceituais

  • Betania Jacob Stange Lopes Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP
  • Nadia Aparecida de Souza UTFPR
  • Ana Luiza Bernardo Guimarães Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO
Palavras-chave: avaliação da aprendizagem, avaliação formativa, instrumentos avaliativos, mapa conceitual, ação docente

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar em que aspectos a introdução de uma nova ferramenta avaliativa – o mapa conceitual – contribui para a consecução de uma avaliação formativa. A pesquisa pautou-se em abordagem qualitativa da realidade investigada, configurando-se em estudo de caso avaliativo. Os procedimentos de coleta foram: questionário, entrevista semiestruturada, observação e documentos produzidos pelos alunos. Os resultados, advindos de análise de conteúdo temática, revelaram que a utilização do mapa conceitual como ferramenta avaliativa: (a) possibilita a concretização da dimensão formativa, uma vez que elucida os meandros por meio dos quais o aluno avança no domínio dos saberes propostos, oferecendo indicadores para a reorganização do trabalho docente; (b) permite ao professor espreitar mais que apenas a apropriação de um conceito, facultando-lhe determinar a qualidade e efetividade das relações estabelecidas pelos alunos com outras informações; e, (c)contribui para a formação de educadores e aprendizes mais reflexivos, que compreendem a avaliação não como uma ação punitiva e limitada, mas como um processo que favorece avanços e superações quando o erro é utilizado para redimensionar o ensinar e o aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betania Jacob Stange Lopes, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP
Doutoranda em Educação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino/aprendizagem/avaliação, atuanda principalmente com os temas: avaliação da aprendizagem, formação de professores, educação especial e deficiência intelectual.
Nadia Aparecida de Souza, UTFPR
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina, parecerista do Instituto Ncional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira, parecerista - Revista Ciência & Cognição e parecerista da Fundação Araucária de Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, avaliação, formação de professores e ensino superior.
Publicado
2016-08-02
Como Citar
Lopes, B. J. S., Souza, N. A. de, & Bernardo Guimarães, A. L. (2016). Avaliação da aprendizagem: uma experiência formativa com mapas conceituais. Imagens Da Educação , 6(2), 8-18. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i2.29753
Seção
Ensino e Aprendizagem