Imagens da escola e suas funções na contemporaneidade: o discurso de estudantes concluintes do ensino médio

  • Suzana Feldens Schwertner Centro Universitário Univates
  • Angélica Vier Munhoz Centro Universitário Univates

Résumé

O presente artigo tem por objetivo pensar a escola e suas funções na contemporaneidade em meio ao discurso de estudantes concluintes do ensino médio. É resultante da pesquisa A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do ensino médio e fundamental, iniciada em agosto de 2014, cujo aporte teórico se aproxima dos estudos pós-estruturalistas em educação. O delineamento metodológico da investigação foi organizado em grupo focal, composto por 15 estudantes do ensino médio de uma escola pública do Vale do Taquari, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em cada um dosquatro encontros, foi proposta uma atividade, com a discussão de um tópico específico e a produção de imagens. Ao fazer emergir visibilidades e possibilidades enunciativas acerca das configurações da escola, por meio da análise de discurso foucaultiana, percebeu-se a importância do espaço escolar e dos colegas no processo de aprender. Os livros, materiais característicos da aprendizagem formal, apareceram com destaque nas imagens produzidas. Partindo da pergunta inicial‘Quais as funções da escola hoje?’, a análise das imagens e as transcrições das falas no grupo focal permitem pensar que a escola, mesmo que em meio a paradoxos, tem a potência de ser um espaço privilegiado de vida.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Suzana Feldens Schwertner, Centro Universitário Univates
Psicóloga. Doutora em Educação (UFRGS). Docente do Mestrado em Ensino (UNIVATES). Professora do curso de Psicologia (UNIVATES).
Angélica Vier Munhoz, Centro Universitário Univates
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009; Professora Titular do Centro Universitário Univates.
Publiée
2017-01-19
Comment citer
Schwertner, S. F., & Munhoz, A. V. (2017). Imagens da escola e suas funções na contemporaneidade: o discurso de estudantes concluintes do ensino médio. Imagens Da Educação , 7(1), 58-69. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.30285
Rubrique
Estudos de imagens