Teatro como recurso didático para contextualizar a Física: análise de uma atividade com estudantes do ensino médio

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo - RS
  • Helena Gloria Pieri Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul – SEBE

Résumé

A escola é responsável por auxiliar os educandos na construção dos conhecimentos em Física. Buscar alternativas que aproximem essa ciência dos alunos é condição para favorecer a aprendizagem dos professores comprometidos com sua função. A partir desse entendimento, o presente estudo analisa uma proposta didática que utilizou o teatro como ferramenta para discutir e contextualizar conteúdos de Física no ensino médio. O objetivo é relatar e refletir sobre a atividade desenvolvida e apresentar os resultados na forma de análise circunstanciada. A proposta foi desenvolvida com 60 alunos do segundo ano do ensino médio, em uma escola pública do município de Passo Fundo, RS. As peças teatrais foram construídas por eles seguindo a necessidade de abordar conhecimento científico, contextualizado e dentro do rigor exigido pela ciência. Para coleta dos dados e avaliação da atividade utilizou-se dois instrumentos: textos produzidos pelos alunos ao final da atividade e registros da professora em seu diário de classe. Como resultado, o estudo apontou a importância de utilizar recursos como o teatro para aprender Física e que o lúdico favorece o envolvimento dos alunos com o objeto do conhecimento.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo - RS

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Curso de Física

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica

Helena Gloria Pieri, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul – SEBE
Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática
Publiée
2017-06-07
Comment citer
Rosa, C. T. W. da, & Pieri, H. G. (2017). Teatro como recurso didático para contextualizar a Física: análise de uma atividade com estudantes do ensino médio. Imagens Da Educação , 7(2), 38-44. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.32465
Rubrique
Ensino e Aprendizagem