Diversidade Étnica na Educação Infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?

  • Arycia Giseli De Melo Sousa Universidade Federal do Amazonas Centro Educacional Adalberto Valle
  • Antonia Silva de Lima Universidade Federal do Amazonas/Faculdade de Educação

Résumé

A diversidade étnica é uma das bases para o trabalho da educação infantil visto que sua função sociopolítica se baseia no respeito, celebração e promoção das diferenças. Nesse sentindo, questionou-se o trabalho docente com relação à ausência ou reforço de preconceitos étnicos e estereótipos. Os objetivos foram analisar as aproximações e distanciamentos de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil  (DCNEI), para o trabalho com o tema diversidade étnica frente ao processo de formação pessoal e social da criança e identificar a visão dos professores em relação à importância do tema diversidade étnica para o processo de socialização da criança pequena no espaço da pré-escola. A pesquisa foi de cunho qualitativo e realizou-se um estudo de caso. Para análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo, os instrumentos para a coleta de dados foram a observação dirigida e a entrevista semiestruturada. Nos resultados, é evidente o reforço em sala de aula dos estereótipos consolidados na sociedade e ausência do trabalho docente a partir da temática, apesar da maioria confirmar sua importância para o desenvolvimento da criança.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Arycia Giseli De Melo Sousa, Universidade Federal do Amazonas Centro Educacional Adalberto Valle

ncias e Matemática - GIEPECMA/UFAM. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Trabalhou como Professora Auxiliar e também desenvolveu projetos de extensão voltados para a área da sensibilização ambiental e assistência às escolas indígenas. No ano de 2015 realizou Intercâmbio Acadêmico na Universidade do Porto (Porto/Portugal) onde estudou as áreas de relações humanas, organizações escolares, gestão e avaliação de projetos. Possui pesquisas e extensões sobre Diversidade Étnica na Educação Infantil e sobre o ensino de Matemática nas Escolas Municipais Indígenas do Amazonas. Foi Vice-presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (CAPe/UFAM). Atualmente leciona no Ensino Fundamental I (4º ano) e atua como voluntária no projeto educativo da FPCEUP (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) - 100CECCA (Ciências dentro e fora da escola). Tem experiência na área da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Escolar Indígena e Coordenação Pedagógica. 

Antonia Silva de Lima, Universidade Federal do Amazonas/Faculdade de Educação
Possui doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor Associado, nível III da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando, principalmente, nos seguintes temas: literatura, pensamento e linguagem, história, mitos e lendas, crítica literária, aprendizagem e desenvolvimento e educação infantil.
Publiée
2017-06-07
Comment citer
De Melo Sousa, A. G., & Silva de Lima, A. (2017). Diversidade Étnica na Educação Infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?. Imagens Da Educação , 7(2), 64-75. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34197
Rubrique
Políticas Públicas