Notas sobre a corporeidade e educação de jovens e adultos no diálogo com o filme brasileiro A História da Eternidade

  • Andreza Oliveira Berti Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Rosa Malena de Araújo Carvalho Universidade Federal Fluminense - UFF

Résumé

Este artigo tem como objetivo estabelecer uma conversação com o filme A História da Eternidade, em especial com uma cena em que o corpo de uma das personagens visibiliza a densidade da vida no mundo,com a educação e com a educação de jovens e adultos. Para isso, destacamos a potência pedagógica da arte cinematográfica na escola, por meio do conceito de alteridade, em aproximação com a noção de corporeidade na educação de jovens e adultos (EJA). Nesse movimento, com as colaborações filosóficas de Carlos Skliar, Jacques Rancière, Peter Sloterdijk, René Schérer e Silvio Gallo, desejamos contribuir com práticas pedagógicas marcadas pela suspensão do previsto, pela desnaturalização do corpo e pela possibilidade de encontros entre alteridades. Em nossos resultados parciais, a relação entre o cinema e a educação, assim como a afirmação da corporeidade, vem fortalecendo gestos pedagógicos coletivos na atuação com a EJA.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Andreza Oliveira Berti, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) na Linha de Pesquisa “Currículo, Docência e Linguagem".Mestre em Educação pela UNIMEP.Pedagoga no Núcleo de Educação da Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. 
Rosa Malena de Araújo Carvalho, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Educação pela UERJ.

Professora Adjunta no Instituto de Educação Física (IEF) da UFF.

Coordenadora do Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades).

 

Publiée
2017-06-07
Comment citer
Berti, A. O., & Carvalho, R. M. de A. (2017). Notas sobre a corporeidade e educação de jovens e adultos no diálogo com o filme brasileiro A História da Eternidade. Imagens Da Educação , 7(2), 97-105. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34344
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação