TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ANALISANDO UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E OS PLANOS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA
Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico e os Planos de ensino de uma professora do Ciclo de Alfabetização, de uma escola localizada no interior do Maranhão, quanto à presença e enfoque que se dá às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs, nas Situações de Aprendizagem, junto aos alunos. Para tanto, os autores realizaram uma análise documental do Projeto Político Pedagógico observando em quais Marcos estão presentes as TDICs e como se faz referências às mesmas neste documento. Analisou-se, também, os Planos de Ensino de uma professora de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, buscando perceber como a mesma insere nas Situações de Aprendizagens, por ela mediadas, as tecnologias digitais. De um modo geral, se observou a presença das TDICs no PPP, principalmente nos Marcos Conceitual e Situacional. Todavia, se entendeu que há uma necessidade de se rever, no PPP, alguns elementos do Marco Operacional, principalmente quando este se refere aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Já nos planos de ensino analisados, percebeu-se que as TDICs estão presentes no planejamento das Situações de Aprendizagem.
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