Um panorama das pesquisas sobre políticas públicas para a inserção de tecnologias digitais na educação
Résumé
Este trabalho compõe os estudos e as pesquisas iniciais para o desenvolvimento de uma tese de mesma temática, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A seguinte questão norteou esta revisão de literatura: como estão sendo analisadas as políticas públicas para inserção de tecnologias digitais na educação? O objetivo principal é mapear quais foram e como foram analisadas as políticas públicas para inserção de tecnologias digitais na educação. A pesquisa foi desenvolvida como uma revisão de literatura, tendo sido realizada uma busca em três locais diferentes: na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos Anais dos Simpósios da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e também nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), estabelecendo o recorte temporal que compreende do ano de 2007 a 2016. Os resultados apontam para um interesse das pesquisas em analisar, em âmbito municipal, os efeitos das políticas públicas após sua implementação. Outros resultados mostraram predominância de estudos realizados na região sudeste (35%), seguida da região nordeste (29%) e por instituições públicas de ensino (78%), sendo a maioria desenvolvidos junto a programas de pós-graduação em Educação em dissertações de mestrado (54%).
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).