DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS – RESULTADOS E REFLEXÕES DISCENTES

Résumé

Compreendendo que “ensinar exige saber escutar” (Freire, 2016, p. 110), o presente estudo tem na opinião discente uma fonte importante de análise de resultados de uma aula de inglês que busca o desenvolvimento do pensamento crítico. A fim de contribuirmos com a literatura sobre o ensino crítico da língua inglesa em escolas regulares, descrevemos e analisamos uma intervenção de 160 minutos organizada em torno da música Luka, de Suzanne Vega que tem como tema central a violência doméstica. Por meio de um teste anterior, um teste posterior, um questionário e observações docentes, foram coletados dados relacionados à aprendizagem da língua inglesa, ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e à opinião destes no que diz respeito ao seu interesse (1) em abordar temas tabu e (2) em utilizar música como recurso de aprendizagem da língua inglesa. Os resultados indicaram que a intervenção foi eficiente para a aprendizagem da língua e contribuiu para a reflexão crítica, além de indicar outros temas que os estudantes gostariam que fossem discutidos em aula. Ainda, o uso de música foi percebido como um fator motivador capaz de reduzir a possível tensão criada pelo tema abordado.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Melissa Bettoni, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Chapecó
Coordena a especialização em ensino de língua inglesa no IFSC - câmpus Chapecó onde leciona inglês para alunos de nível médio a superior.
Fernando Rosseto Gallego-Campos, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Chapecó
Coordenador do Núcleo de Educação a Distância no IFSC onde leciona em cursos de nível médio a superior.
Publiée
2019-12-19
Comment citer
Bettoni, M., & Gallego-Campos, F. R. (2019). DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS – RESULTADOS E REFLEXÕES DISCENTES. Imagens Da Educação , 9(3), 42-54. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i3.42594
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores