DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS – RESULTADOS E REFLEXÕES DISCENTES
Résumé
Compreendendo que “ensinar exige saber escutar” (Freire, 2016, p. 110), o presente estudo tem na opinião discente uma fonte importante de análise de resultados de uma aula de inglês que busca o desenvolvimento do pensamento crítico. A fim de contribuirmos com a literatura sobre o ensino crítico da língua inglesa em escolas regulares, descrevemos e analisamos uma intervenção de 160 minutos organizada em torno da música Luka, de Suzanne Vega que tem como tema central a violência doméstica. Por meio de um teste anterior, um teste posterior, um questionário e observações docentes, foram coletados dados relacionados à aprendizagem da língua inglesa, ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e à opinião destes no que diz respeito ao seu interesse (1) em abordar temas tabu e (2) em utilizar música como recurso de aprendizagem da língua inglesa. Os resultados indicaram que a intervenção foi eficiente para a aprendizagem da língua e contribuiu para a reflexão crítica, além de indicar outros temas que os estudantes gostariam que fossem discutidos em aula. Ainda, o uso de música foi percebido como um fator motivador capaz de reduzir a possível tensão criada pelo tema abordado.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).