PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM DESTAQUE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PNAIC
Résumé
Este artigo discute o caderno intitulado “A alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva”, destinado aos professores alfabetizadores cursistas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizamos uma análise qualitativa, utilizando como aporte teórico os pressupostos da perspectiva Histórico Cultural, e quantitativa, por meio dos dados da entrevista realizada junto a 10 municípios, dentre 174, capacitados por uma Universidade Estadual do Paraná. Destacamos a importância do programa quanto às discussões relacionadas à alfabetização dos alunos inclusos nas séries iniciais do ensino fundamental e, ao mesmo tempo, indicamos uma revisão teórica e aprofundamento dos conteúdos como possibilidade de melhoria para os próximos cursos.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).