A didática para a Pedagogia Histórico-Crítica no estágio supervisionado do Curso de Pedagogia
Résumé
Este artigo apresenta os resultados de um trabalho realizado na disciplina de Estágio curricular supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental, em turmas da terceira e da quarta séries do Curso de Pedagogia da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Campus Regional de Cianorte, no período de 2012 a 2018. O trabalho foi orientado pela seguinte questão: como desenvolver o trabalho fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica e na sua respectiva didática no estágio supervisionado? A partir do objetivo, propiciou-se aos acadêmicos uma prática educativa orientada por esse viés teórico-metodológico, considerando-se o estágio supervisionado um momento propício para a experiência de união entre a teoria e a prática. Nesse período do curso, o acadêmico atua nos anos inicias do ensino fundamental como estagiário, conhece o espaço escolar, planeja e ministra conteúdos de todas as áreas, envolvendo desde a alfabetização até conteúdos como a geometria. A execução dos planos de aula de acordo com a Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica indicou que um ensino organizado nessa perspectiva é viável e profícuo tanto para o professor em processo de formação como para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
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