NOTAS SOBRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumo

O texto apresenta notas sobre o currículo e a formação interdisciplinar de professores da Educação Básica. Em virtude da complexidade imanente ao campo curricular – quanto à sua produção na área de Educação – e a interdisciplinaridade, propomos, neste ensaio, aprofundar o debate acerca do tema. Com apoio na revisão de literatura, entendemos que uma proposta de formação interdisciplinar de professores da Educação Básica ganha forma em um currículo que movimenta o conhecimento em sala de aula e para além dela. A interdisciplinaridade, se constituindo em “atos de aprendizagem”, não se reduz à mera organização de matrizes curriculares com a integração de áreas ou disciplinas. O currículo de formação docente que preze pela interdisciplinaridade como medula central desarmoniza a opacidade entre teoria e prática, entre cotidiano e ciência, entre formação teórica e formação humana e a materializa na ação com o conhecimento e trabalho produzido entre os diferentes sujeitos que o vivem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.
Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árído - UFERSA. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Licenciado em Pedagogia, Especialista e Mestre em Educaçao, respectivamente, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  - UERN. Membro dos Grupos de Pesquisa em Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão - UERN, e em Formação Docente - UFC.
Ana Maria Iorio Dias, Universidade Federal do Ceará - UFCE
Professora Associada da Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente  Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Doutora em Educação, com Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de Brasília - UnB.
Giovana Carla Cardoso Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Doutora em Educação, com Estágio Pós-Doutoral pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
Publicado
2019-09-16
Como Citar
Medeiros, E. A. de, Dias, A. M. I., & Amorim, G. C. C. (2019). NOTAS SOBRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Imagens Da Educação , 9(2), 62-77. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.44405
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores