A ORALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (1998-2016)

  • Estephane Priscilla dos Santos Mendes Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação - Campus Universitário, s/n, Cidade Universitária – Recife – PE, CEP 50670-901. http://orcid.org/0000-0002-8593-5782
  • Alexsandro da Silva Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - Av. Campina Grande, s/n - Km 59 - Nova Caruaru, Caruaru - PE, 55014-900, Caruaru - PE – Brasil http://orcid.org/0000-0002-1943-8227

Résumé

Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo central investigar, ao longo do tempo, mudanças e permanências nos critérios de avaliação utilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no que concerne ao ensino de oralidade no ciclo de alfabetização. Em consonância com a natureza do objeto e dos objetivos propostos no estudo, adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental e tratamos os dados por meio da análise de conteúdo. Analisamos diferentes edições do Guia de Livros Didáticos do PNLD (1998, 2000/2001, 2004, 2007, 2010, 2013 e 2016), tendo como fonte principal de dados as fichas de avaliação contidas em cada Guia. Os resultados evidenciaram que os critérios referentes à adequação dos gêneros orais a diferentes situações comunicativas, à exploração das relações entre as modalidades oral e escrita da língua e ao uso da língua falada na interação em sala de aula tenderam a permanecer ao longo do recorte temporal analisado. Por outro lado, identificamos mudanças relacionadas, sobretudo, à supressão ou à inclusão de critérios, como, por exemplo, “propõe o uso da língua falada na interação em sala de aula” e “exploram a oralização da escrita”, respectivamente.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação - Campus Universitário, s/n, Cidade Universitária – Recife – PE, CEP 50670-901.
Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, centro de Educação.
Alexsandro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - Av. Campina Grande, s/n - Km 59 - Nova Caruaru, Caruaru - PE, 55014-900, Caruaru - PE – Brasil
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado 2 do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea.
Publiée
2019-09-16
Comment citer
Mendes, E. P. dos S., & Silva, A. da. (2019). A ORALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (1998-2016). Imagens Da Educação , 9(2), 126-140. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.45869
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores