A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PENSADA A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIREANA

Résumé

Este artigo objetiva apresentar as contribuições da trajetória de Paulo Freire para pensar o contexto atual da educação especial na perspectiva inclusiva. Desse modo, realizamos uma pesquisa qualitativa com um recorte bibliográfico a partir de seis obras de Freire e estabelecemos um diálogo com o tema da Educação Especial e Inclusiva. Buscamos explorar aspectos dos escritos do autor para debater com a temática, já que ele não escreveu diretamente sobre o tema, mas debateu-o, profundamente, em suas obras – percepção possível quando realizadas análises de seus escritos. Constatamos que Paulo Freire lutou pela educação e buscou combater demasiadamente o preconceito, a discriminação e a segregação. Seu pensamento contribui para aguçar o olhar sobre a formação docente, o respeito as diferenças, o respeito aos diferentes saberes e modos de aprender, o diálogo, a generosidade, a esperança, enfim, sobre a diversidade. Verificamos que os princípios freireanos – político, axiológico, gnosiológico e epistemológico – perspectivam caminhos possíveis para vivermos em sociedade, alicerçados, principalmente, na equidade, o que nos possibilita pensar numa educação especial que possa ser realmente inclusiva. Dessa forma, entendemos que inserir o pensamento freireano no campo da Educação Especial e Inclusiva é explorar a magnitude de seus ensinamentos.

 

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Bibliographies de l'auteur

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publiée
2021-09-30
Comment citer
Cruz, L. M., & Ferreira, L. G. (2021). A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PENSADA A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIREANA. Imagens Da Educação , 11(3), 41-55. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i3.51125
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores