EDUCAÇÃO DA PRÁXIS
UMA PROPOSTA DESAFIADORA
Résumé
A tarefa político-pedagógica da formação humana em uma época de crise estrutural global do capital consiste em elaborar estratégias que contribuam para a superação das estruturas do sistema capitalista hegemônico com seus mecanismos de alienação e exploração, mediante a livre e plena deliberação dos sujeitos envolvidos nesse processo. Tal tarefa deve abarcar a relação do imaginário com o saber, que não exclui a questão da relação do saber com o conhecimento dos próprios sujeitos, por meio de uma educação orientada para a práxis que demanda o exame dos vínculos do trabalho, da cultura, das ciências e das tecnologias com os processos educativos, entendidos estes como práticas sociais que se produzem no âmbito das relações sociais de classe e que são, por sua vez, partes constituintes dessas relações.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).