A INTERDISCIPLINARIDADE E OS SEUS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, LÓGICAS E PRÁTICAS E PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS EFETIVAS

Résumé

O objetivo desta publicação é forjar um campo de reflexão em torno da problemática da interdisciplinaridade – um conceito extremamente desafiante, nas perspectivas teórico-práticas, que tem sido utilizado mais como adjetivo e complemento, agregador de um determinado contexto, tendo em vista a sua validação, do que em sua lógica e em suas possibilidades efetivas. O conceito de interdisciplinaridade tornou-se um termo quase obrigatório em ciência, mas cuja polissemia e uso irrestrito e genérico o enfraquecem, sobretudo em um cenário de hiperespecializações.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Maristela Barenco Corrêa de Mello , Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Meio Ambiente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Amanda Oliveira Rabelo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Références

Frigotto, G. (2008). A Interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. Ideação, 10(1), p. 41-62. Recuperado de http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4143
Larrosa, J. (2003). O ensaio e a escrita acadêmica. Revista Educação & Realidade, 8 (2), p. 101-115, jul.-dez.
Maturana, H. (2005). Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Publiée
2020-08-12
Comment citer
Mello , M. B. C. de, & Rabelo, A. O. (2020). A INTERDISCIPLINARIDADE E OS SEUS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, LÓGICAS E PRÁTICAS E PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS EFETIVAS. Imagens Da Educação , 10(2), 01-06. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.55064
Rubrique
Editorial