A EDUCAÇÃO NO ALVORECER DA MODERNIDADE

“O PROJETO PEDAGÓGICO” DE ERASMO DE ROTTERDAM

Résumé

Este artigo tem como objetivo compreender as concepções do humanista Erasmo de Rotterdam sobre a educação das crianças, partindo da análise de duas importantes obras: De Pueris (“Dos Meninos”) e De Civilitate Morum Puerilium (“A Civilidade Pueril”). O enfoque recai sobre as elaborações do autor quanto à importância da instrução infantil para a formação do homem moderno, civilizado, racional e sobre os métodos educativos erasmianos que deveriam ser empregados por pais e preceptores nesse processo. Busca-se, ainda, entender como a disciplinação corporal, na visão de Erasmo, contribuiria para o sucesso desse projeto pedagógico, que almejava a constituição de uma nova humanidade.

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Bibliographies de l'auteur

Marcelo Felício Martins Pinto, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor de História na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutor em Ciências Sociais com pós-doutorado em História. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa–CNPq.

Références

FONTES
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Publiée
2022-06-21
Comment citer
Pinto, M. F. M., & Jardilino, J. R. L. (2022). A EDUCAÇÃO NO ALVORECER DA MODERNIDADE. Imagens Da Educação , 12(2), 182-199. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i2.56890
Rubrique
Estudos de imagens