CRÍTICA DOS ARQUIVOS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

UM OLHAR FILOSÓFICO E PSICANALÍTICO

Résumé

O artigo pretende abordar de forma crítica os arquivos da violência escolar com base no olhar filosófico (Benjamin-Agamben) e psicanalítico (Freud-Derrida). Para tanto, por intermédio de uma experiência de ensino-pesquisa, busca saber como a educação se posiciona ultimamente a respeito da questão dos arquivos da memória no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, questiona se é possível libertar as narrativas sobre a violência da escola de seu silenciamento. Dada a abertura da educação a outras possibilidades, e com base na hermenêutica, ela poderá se implicar, de forma coordenada, com a lacuna de certas teorias da violência na educação. Para tal, urge potencializar referencias teóricos da ideia de arquivo da violência, como forma de refletir sobre os seus pressupostos. É nesse sentido que propomos a (re)construção de mediações participativas e dialogadas, porém informadas pelas narrativas, como estratégia teórica e prática de intervenção diante da violência na/da educação.

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Bibliographies de l'auteur

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-Doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III, de Madri (UC3M). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular de Filosofia da Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pesquisador PQ – 1C/CNPq.

Bibiana Silveira Luft, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestra em Indústria Criativa (FEEVALE). Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSM.

Aline Caçapava Hernandes Grzibowski, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestra em Educação pelo PPGE/UFSM. Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSM.

Gabrielle Ferreira Lemos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista PIPIC – CNPq.

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Publiée
2022-09-08
Comment citer
Trevisan, A. L., Luft, B. S., Grzibowski, A. C. H., & Lemos, G. F. (2022). CRÍTICA DOS ARQUIVOS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR . Imagens Da Educação , 12(3), 121-145. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i3.60244
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores