O ENSINO ESPECIAL NO REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PORTUGAL E ESPANHA

Palavras-chave: educação inclusiva; ensino especial; medidas educativas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise comparativa do atual enquadramento normativo-legal do Ensino Especial em Portugal e em Espanha. Não pretendemos fazer uma resenha histórica sobre o Ensino Especial na Península Ibérica, mas considerámos obrigatório aludir a alguns marcos que foram determinantes no decorrer da sua evolução até ao atual paradigma da educação inclusiva, com ponto de partida nas últimas décadas do século XX. Desde logo, os documentos de carácter universal, como sendo a Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948) e a Convenção dos Direitos da Criança (1989), cujas conceções de igualdade influenciaram os quadros teóricos patentes nos documentos legislativos. Também a Declaração de Salamanca (1994) constituiu um ponto de viragem no paradigma da Educação Especial, colocando na escola a responsabilidade de atingirmos o princípio da educação para todos com vista a uma sociedade mais inclusiva. Passados três anos das mudanças legislativas, em ambos os países, que incluíram o Ensino Especial no Regime Jurídico da Educação Inclusiva, iremos confrontar os documentos e as medidas de suporte à aprendizagem e inclusão que lhes estão subjacentes.

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Biografia do Autor

Álvaro Nieto Ratero, Universidade Isabel I/Universidade de Coimbra-CEIS20

Mestre em Formação do Professorado de ESO, Bacherelato, FP e Ensino de Idiomas, pela Universidade Complutense de Madrid. Universidade Isabel I/Universidade de Coimbra-CEIS20, Portugal.

Raquel Mateus, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20)

Doutora em Ciências da Educação, na especialidade de Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Técnica Especializada em Ciências da Educação no Agrupamento de Escolas Coimbra Sul e no Agrupamento de Escolas Figueira Norte. Investigadora Colaboradora, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), Portugal.

Sara Ferreira, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20)

Doutora em Ciências da Educação, na especialidade de Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Professora Auxiliar Convidada, Universidade da Beira Interior - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Departamento de Psicologia e Educação). Investigadora Colaboradora, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), Portugal.

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Publicado
2023-06-28
Como Citar
Ratero, Álvaro N., Mateus, R., & Ferreira, S. (2023). O ENSINO ESPECIAL NO REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA . Imagens Da Educação , 13(2), 128-147. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i2.65483
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores