O ENSINO SOBRE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS POR MEIO VIVÊNCIAS EM “OFICINA DE AQUÍFEROS” NO PIBID-GEOGRAFIA
Résumé
As práticas educativas são constituintes da formação curricular que possibilitam o processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Além disso, pensar nessas práticas em um período de pandemia da Covid-19 é visto como um desafio, isto pois, refere-se a um momento em que os estudantes da escola básica passaram quase dois anos com aulas totalmente remotas e logo após um período com aulas híbridas, com o uso de máscaras de proteção e o distanciamento social. Ao que confere os conteúdos problematizados na oficina, as águas subterrâneas são caracterizadas por ser toda água que infiltra no subsolo e ocorre sob superfície de Terra, através dessas águas pode haver a formação de aquíferos, que são caracterizados como um grande reservatório de água, diante disso, enfatiza-se que essa temática é de estrema relevância dentro do Ensino de Geografia na subárea de Hidrogeografia. Sendo assim, a abordagem desse tema no Programa do PIBID, ocorreu através da construção e implementação de uma oficina, valendo salientar que a implementação ocorreu de forma presencial com todas as medidas de segurança. Outrossim, o artigo busca apresentar as práticas educativas que foram desenvolvidas durante o período de pandemia da Covid-19 no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a fim de poder compartilhar os desafios que foram vivenciados. Os estudantes da escola básica, ao participarem ativamente da oficina, tiveram uma experiência prática que facilitou a compreensão do processo de infiltração da água no solo. Essa abordagem interativa tende a aumentar o interesse e o envolvimento dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e duradoura sobre o ciclo da água e os processos hidrológicos.
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Références
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