<b>Universidade, conhecimento e cidadania</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12345
Resumen
Este artigo busca descrever a implantação da Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, no Vale do Mucuri, com a instalação do Campus Avançado em Teófilo Otoni/MG. A pesquisa foi conduzida a partir da análise de documentos oficiais, literatura especializada e da experiência de um projeto piloto de pesquisa e extensão aplicado na circunvizinhança do novo Campus. O eixo metodológico enfoca a presença da instituição pública na promoção da cidadania, imprimindo uma dinâmica de inclusão social no Vale do Mucuri, anteriormente marcado pela presença do ensino superior privado. Concluímos que a presença da UFVJM não corrige a disparidade de oferta de vagas e do número de instituições públicas em relação a oferta privada, somente equipara a região aos índices nacionais; a inserção institucional comunitária permite conhecimento e uma presença regional qualitativa; a metodologia baseada na troca de conhecimentos produz vínculos democráticos e construtivos com a comunidade local.Descargas
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Publicado
2011-01-26
Cómo citar
Mari, C. L. D., & Grade, M. (2011). <b>Universidade, conhecimento e cidadania</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12345. Imagens Da Educação , 1(1), 1-9. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12345
Número
Sección
Estudos Históricos e filosóficos da Educação
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).