<b>Universidade, conhecimento e cidadania</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12345

  • Cezar Luiz De Mari Universidade Federal de Viçosa
  • Marlene Grade Universidade Federal de Ouro Preto

Resumen

Este artigo busca descrever a implantação da Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, no Vale do Mucuri, com a instalação do Campus Avançado em Teófilo Otoni/MG. A pesquisa foi conduzida a partir da análise de documentos oficiais, literatura especializada e da experiência de um projeto piloto de pesquisa e extensão aplicado na circunvizinhança do novo Campus. O eixo metodológico enfoca a presença da instituição pública na promoção da cidadania, imprimindo uma dinâmica de inclusão social no Vale do Mucuri, anteriormente marcado pela presença do ensino superior privado. Concluímos que a presença da UFVJM não corrige a disparidade de oferta de vagas e do número de instituições públicas em relação a oferta privada, somente equipara a região aos índices nacionais; a inserção institucional comunitária permite conhecimento e uma presença regional qualitativa; a metodologia baseada na troca de conhecimentos produz vínculos democráticos e construtivos com a comunidade local.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Cezar Luiz De Mari, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Coordenou MINTER em educação entre UFRR-UFAM (2006-2007), Coordenou PROCAMPO na UFVJM (2008-2009). Dirigiu o Centro de Educação - CEDUC/UFRR entre 2006 e 2007. Pesquisador da área dos fundamentos em educação com ênfase em educação e filosofia. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e ética.
Publicado
2011-01-26
Cómo citar
Mari, C. L. D., & Grade, M. (2011). <b>Universidade, conhecimento e cidadania</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12345. Imagens Da Educação , 1(1), 1-9. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12345
Sección
Estudos Históricos e filosóficos da Educação