<b>História comparada: uma possibilidade de escrita da história da educação brasileira e argentina</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.12986

  • Eliezer Felix Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Névio de Campos Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: História Comparada, Intelectuais, Educação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a fecundidade do método comparativo na historiografia da educação, enfatizando suas possibilidades e limites. A partir de algumas ideias e ações educativas desenvolvidas no Brasil e Argentina, entre o final do século XIX e início do século XX, bem como de alguns aspectos das ações políticas e intervenções de Rui Barbosa e Víctor Mercante no campo formativo, debatemos a hipótese da história comparativa para problematizar a educação desses dois países. À luz da historiografia brasileira e argentina e do conceito de intelectual como organizador de visões de mundo e mobilizador dos indivíduos em defesa de projetos políticos, sociais e culturais é possível afirmar que as experiências educativas brasileiras e argentinas, assim como a participação de Rui Barbosa e Víctor Mercante nos órgãos do Estado, indicam a fecundidade de estudos que utilizem o método comparativo no campo da historiografia da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliezer Felix Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação e Especialista em História e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente ocupa a função de presidente do SINTESPO - sindicato dos docentes e técnicos da UEPG.

Névio de Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutor em Educação pela UFPR. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Publicado
2011-10-03
Como Citar
Souza, E. F., & Campos, N. de. (2011). <b>História comparada: uma possibilidade de escrita da história da educação brasileira e argentina</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.12986. Imagens Da Educação , 1(3), 21-30. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i3.12986
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação