<b>A fabricação do contrato educativo da escola inclusiva: leituras e os leitores da educação para alunos com indicadores de deficiência</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13305
Palavras-chave:
Leituras e Leitores, Escola Inclusiva, Educação Especial
Resumo
Este texto apresenta algumas análises, organizadas em projeto de pesquisa concluído, que visou mapear as leituras (incidental-cotidianas e/ou textuais) produzidas para/por professores e gestores (leitores) sobre a temática da escola inclusiva, especificamente para os alunos com indicadores de deficiência. Para identificar e apreender os leitores e suas leituras cruzamos algumas técnicas da pesquisa etnográfica em quatro escolas da rede de ensino em uma capital brasileira, com salas de recursos e alunos com indicadores de deficiência mental incluídos nas séries iniciais do ensino fundamental. Embora tenhamos procedido a uma análise, mesmo que preliminar, das instâncias e das lógicas de difusão da educação dos deficientes, por meio das leituras e dos leitores, ela não é susceptível de nos dar conta do destino da escola inclusiva. Por outras palavras, as identidades individuais e grupais, na escola, podem constituir, numa sociedade onde a produção é cada vez mais baseada no conhecimento e na informação, uma base para a reorganização das leituras e produção de sentidosDownloads
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Publicado
2011-05-02
Como Citar
Silva, F. de C. T. (2011). <b>A fabricação do contrato educativo da escola inclusiva: leituras e os leitores da educação para alunos com indicadores de deficiência</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13305. Imagens Da Educação , 1(2), 59-69. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i2.13305
Edição
Seção
Ensino e Aprendizagem
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).