METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ECONOMIA BRASILEIRA

Résumé

Este trabalho retrata os caminhos percorridos pelos cursos do Centro de Gestão Organizacional (CGO) da UNIVATES, localizado no Vale do Taquari/RS/Brasil, para inserir práticas pedagógicas inovadoras, norteadas por metodologias ativas de ensino no seu currículo. A fim de verificar o impacto dessas práticas no contexto da sala de aula universitária, este artigo analisa as percepções dos acadêmicos matriculados na disciplina de Economia Brasileira, no semestre 2015/A, sobre sua aprendizagem mediante o método ativo. A pesquisa aproxima-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Como resultados, verificou-se que o uso do método ativo de ensino, repercutiu favoravelmente na aprendizagem dos acadêmicos, desenvolvendo sua criticidade, a aprendizagem coletiva, o espírito investigativo e motivando-os na construção do próprio saber. A pesquisa também sinalizou a necessidade de todas as áreas do conhecimento, dentre elas a área da gestão, preocupar-se com um ensino que promova uma aprendizagem significativa.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Henz, Centro Universitário Univates
Graduação em Pedagogia.
Silvana Neumann Martins, Centro Universitário Univates
Doutora em Educação.
Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, Centro Universitário UNIVATES
Doutora em Ambiente e Desenvolvimento
Publiée
2019-12-19
Comment citer
Henz, F., Martins, S. N., & Wiebusch Sindelar, F. C. (2019). METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ECONOMIA BRASILEIRA. Imagens Da Educação , 9(3), 12-25. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i3.33949
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores