UM ESTUDO DO DISCURSO O PROGRESSO PELA INSTRUCÇÃO, DE MANOEL BOMFIM: PALAVRAS DIRIGIDAS ÀS NORMALISTAS

Resumo

Neste texto, investigamos o discurso O progresso pela instrucção, proferido, em 1904, pelo intelectual Manoel Bomfim (1868-1932) às formandas da Escola Normal do Distrito Federal, na cidade do Rio de Janeiro, durante uma solenidade de entrega de diplomas. Como professor da instituição e paraninfo da turma, Bomfim analisa a conjuntura política, econômica e social do país ao mesmo tempo que evoca o Estado a investir na instrução primária, encorajando as jovens professoras a assumirem a formação integral das novas gerações de cidadãos republicanos. Buscamos compreender, historicamente, essa fonte pouco estudada pela historiografia da educação brasileira mediante o estabelecimento de relações entre o posicionamento do autor e o contexto que o viabilizou. Com este estudo, entendemos que o discurso de Bomfim se soma às iniciativas do período em prol do combate ao analfabetismo massivo como condição para a modernização do país. Nesse sentido, nosso intuito é contribuir para a ampliação das análises atuais afetas à função social do magistério na Primeira República, uma vez que a escola primária, na perspectiva do intelectual, possibilitaria o progresso da nação, desde que houvesse formação adequada e engajamento do corpo docente; por isso, o teor emocional do discurso do autor como estratégia para convencimento e para adesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ligiane Aparecida da Silva, Universidade Estadual de Maringá
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. É pesquisadora em História e Historiografia da Educação, com ênfase em projetos educacionais e intelectuais da Primeira República.
Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.
Publicado
2019-09-16
Como Citar
da Silva, L. A., & Machado, M. C. G. (2019). UM ESTUDO DO DISCURSO O PROGRESSO PELA INSTRUCÇÃO, DE MANOEL BOMFIM: PALAVRAS DIRIGIDAS ÀS NORMALISTAS. Imagens Da Educação , 9(2), 93-108. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.45377
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores