O USO DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA APROVADOS PELO PNLD/2015

Palavras-chave: quadrinhos, tirinhas, livros didáticos, ensino de Física, categorização

Resumo

Os quadrinhos e sua linguagem são utilizados como recurso de comunicação em vários contextos, inclusive no Ensino e Educação, por sua forma rápida e eficaz de transmitir informação. Nos livros didáticos podemos encontrar tais recursos no corpo do texto ou combinadas com exercícios. Este artigo tem como objetivo entender como os quadrinhos são utilizados na sala de aula de Física através dos livros-textos, já que são a principal ferramenta de uso dos professores em classe. Efetuou-se uma busca entre as obras de Física recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Foram analisadas 14 coleções de três volumes cada, totalizando 42 obras. A análise de conteúdo foi realizada através da categorização de quadrinhos que leva em consideração a relação entre eles e o texto ou exercícios que os acompanham. Constatou-se que esses recursos são usados, na maior parte das coleções, como ilustrações, o que significa que eles ainda são entendidos como figuras e não como uma linguagem. Com isso, conclui-se que há necessidade de promover e divulgar o uso desse recurso como atividade que leve os alunos a refletirem sobre o fenômeno físico e que promova a construção de conhecimento, assim como outros recursos linguísticos (mapas, tabelas etc).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
Souza, E. O. R. de, & Vianna, D. M. (2020). O USO DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA APROVADOS PELO PNLD/2015. Imagens Da Educação , 10(1), 136-149. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i1.46880
Seção
Estudos de imagens