INTERDISCIPLINARIDADE E ESPAÇOS DIALÓGICOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ENCONTROS POSSÍVEIS ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Résumé

A educação especial teve seu início profundamente marcado pelo campo da saúde e do modelo biomédico de deficiência. Apesar do avanço das políticas públicas no sentido de uma concepção biopsicossocial, a hegemonia do campo biológico ainda perdura, provocando uma captura desses modos de existência através de explicações unilaterais. A proposta desse artigo é analisar, a partir do prisma da interdisciplinaridade na educação inclusiva, as possibilidades de articulação dialógica para a superação da hegemonia da medicina sobre a educação especial. São analisados dois conceitos previstos na organização da educação inclusiva: a intersetorialidade nas ações e o caráter transversal da educação especial. A cartografia é trazida como viés metodológico enquanto criador de espaços comuns. Apresentamos um relato de experiência que traz a intersetorialidade como princípio dinamizador do diálogo entre os atores implicados na educação do aluno. A partir da interdisciplinaridade abrem-se espaços comuns na escola, e a partir da intersetorialidade amplia-se o contato entre saúde e educação, chamando à cena outros profissionais, a família e a comunidade. Essa conjuntura favorece o diálogo entre os saberes e a superação dessa hierarquia biomédica ao criar condições para que outras disciplinas contribuam com a educação especial.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Rafaela do Carmo Pacheco Nacinovic, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2013). É aluna do Mestrado em Ensino do Programa de Pós-graduação em Ensino do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/ UFF (INFES/UFF). Cursa Letras Português/ Literaturas (Universidade Federal Fluminense/ CEDERJ). Atua como psicóloga e coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Pádua.

Maria Goretti Andrade Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Docente Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publiée
2020-08-12
Comment citer
Nacinovic, R. do C. P., & Rodrigues, M. G. A. (2020). INTERDISCIPLINARIDADE E ESPAÇOS DIALÓGICOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Imagens Da Educação , 10(2), 92-103. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51232
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores