INTERDISCIPLINARIDADE E ESPAÇOS DIALÓGICOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ENCONTROS POSSÍVEIS ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Résumé
A educação especial teve seu início profundamente marcado pelo campo da saúde e do modelo biomédico de deficiência. Apesar do avanço das políticas públicas no sentido de uma concepção biopsicossocial, a hegemonia do campo biológico ainda perdura, provocando uma captura desses modos de existência através de explicações unilaterais. A proposta desse artigo é analisar, a partir do prisma da interdisciplinaridade na educação inclusiva, as possibilidades de articulação dialógica para a superação da hegemonia da medicina sobre a educação especial. São analisados dois conceitos previstos na organização da educação inclusiva: a intersetorialidade nas ações e o caráter transversal da educação especial. A cartografia é trazida como viés metodológico enquanto criador de espaços comuns. Apresentamos um relato de experiência que traz a intersetorialidade como princípio dinamizador do diálogo entre os atores implicados na educação do aluno. A partir da interdisciplinaridade abrem-se espaços comuns na escola, e a partir da intersetorialidade amplia-se o contato entre saúde e educação, chamando à cena outros profissionais, a família e a comunidade. Essa conjuntura favorece o diálogo entre os saberes e a superação dessa hierarquia biomédica ao criar condições para que outras disciplinas contribuam com a educação especial.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).