“ONDE ESTÁ A UNIVERSIDADE?” DO DISCURSO DA (DES)QUALIFICAÇÃO À PRESENÇA COLABORADORA
Resumo
O presente trabalho objetiva abordar as possíveis implicações da aproximação da universidade e a escola básica, partindo do pressuposto do “tornar-se presença” (Biesta, 2017) da instituição de ensino superior, no contexto escolar. Neste estudo, de cunho qualitativo, apresentamos o projeto de extensão “UNISALE Parceria Universidade-Escola”, enfocando os desdobramentos da presença de uma bolsista desse projeto em uma escola. Apoiados em princípios e procedimentos da análise de discurso, analisaremos entrevistas e narrativas geradas pela professora participante e notas de campo da pesquisadora. Apreendemos fios tecidos entre discursos contraditórios, que transitam entre a qualificação (admiração) e a desqualificação (ceticismo) do trabalho da universidade, desvelando uma relação distante e infrutífera entre as instituições. Ao mesmo tempo, capturamos possibilidades de rehistorização (Reis et al., 2019) desses discursos, relações e representações, pela presença física da universidade na escola. Defendemos, assim, o desenvolvimento de uma parceria universidade-escola genuinamente colaboradora, que integre pesquisa-ensino-extensão e favoreça a ressignificação das relações e representações entre os membros da universidade e da comunidade escolar, assim como os discursos que os perpassam.
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Referências
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