“ONDE ESTÁ A UNIVERSIDADE?” DO DISCURSO DA (DES)QUALIFICAÇÃO À PRESENÇA COLABORADORA

Palavras-chave: parceria universidade-escola; trabalho colaborativo; formação de professores; pesquisa-ensino-extensão.

Resumo

O presente trabalho objetiva abordar as possíveis implicações da aproximação da universidade e a escola básica, partindo do pressuposto do “tornar-se presença” (Biesta, 2017) da instituição de ensino superior, no contexto escolar. Neste estudo, de cunho qualitativo, apresentamos o projeto de extensão “UNISALE Parceria Universidade-Escola”, enfocando os desdobramentos da presença de uma bolsista desse projeto em uma escola. Apoiados em princípios e procedimentos da análise de discurso, analisaremos entrevistas e narrativas geradas pela professora participante e notas de campo da pesquisadora. Apreendemos fios tecidos entre discursos contraditórios, que transitam entre a qualificação (admiração) e a desqualificação (ceticismo) do trabalho da universidade, desvelando uma relação distante e infrutífera entre as instituições. Ao mesmo tempo, capturamos possibilidades de rehistorização (Reis et al., 2019) desses discursos, relações e representações, pela presença física da universidade na escola. Defendemos, assim, o desenvolvimento de uma parceria universidade-escola genuinamente colaboradora, que integre pesquisa-ensino-extensão e favoreça a ressignificação das relações e representações entre os membros da universidade e da comunidade escolar, assim como os discursos que os perpassam.

 

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Biografia do Autor

Valdeni da Silva Reis, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Isabela de Oliveira Campos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado
2021-07-17
Como Citar
Reis, V. da S., & Campos, I. de O. (2021). “ONDE ESTÁ A UNIVERSIDADE?” DO DISCURSO DA (DES)QUALIFICAÇÃO À PRESENÇA COLABORADORA. Imagens Da Educação , 11(2), 190-211. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.54454
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional