UNIVERSIDADE-FORMAÇÃO-PESQUISA

UM MANIFESTO SOBRE O QUE ESTÁ EM DEBATE

Palavras-chave: Universidade; Autonomia; Liberdade

Resumo

Este artigo foi escrito na forma de um manifesto, no qual se apresentam três aforismos para discutir sobre a relação tripartida Universidade-Formação-Pesquisa. O primeiro aforismo indica que a Universidade não deve se curvar ao mercado de trabalho e seus pressupostos neoliberais, mas, antes deve promover uma educação ampla, mas não utilitária. No segundo aforismo, discute-se o erro de que a formação universitária intelectual faz com que alguém se torne simbolicamente superior aos que não tiveram acesso ao ensino universitário. No terceiro e último aforismo, apresenta-se a pesquisa desinteressada como elemento fundante da Universidade como instituição de transformação cultural/social/humana. Ao final, espera-se promover novas e mais densas reflexões sobre o sentido mais complexo da Universidade como instituição de formação humana.

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Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga.

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. 

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (DCH/UFERSA).

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Publicado
2021-07-17
Como Citar
Araújo, O. H. A., Fortunato, I., & Medeiros, E. A. de. (2021). UNIVERSIDADE-FORMAÇÃO-PESQUISA. Imagens Da Educação , 11(2), 19-39. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.55780
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional