O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO POR ALUNOS DE 6º ANO DE UMA ESCOLA DE PERIFERIA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Territórios Digitais, Uso tecnológico, Multiletramentos, Educação Popular
Resumo
O presente artigo objetiva conhecer os territórios digitais de estudantes de periferia de uma escola pública do Rio Grande do Sul, a fim de utilizar essa realidade virtual como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para o delineamento desta pesquisa, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado: inicialmente buscamos conhecer o perfil dos alunos, em seguida, investigamos como e se eles têm acesso à internet, e em que locais esta conexão se dá, como também que outras ferramentas tecnológicas eles fazem uso. Em seguida, nos concentramos em buscar compreender como é a relação dos alunos com as ferramentas digitais, que sites eles mais acessam, quais os interesses, os motivam ao acessaremà rede, e como essa relação interfere em seus cotidianos, e principalmente como eles percebem, essa influência em suas questões educacionais/escolares. Por fim, elencamos possibilidades de trabalhar com as ferramentas mencionadas por eles em sala de aula. Concluímos que as práticas digitais dos alunos permeiam temas de múltiplas territorialidades e temáticas, com destaque se sobressaem os aspectos comunicacionaise de interatividade. Nesse sentido, os jogos, a música, e às redes sociais são elementos-temas propícios a serem trabalhados em sala de aula sob a perspectiva dos multiletramentos, e os smartphones se conformam como ferramentas digitais de grande potencial para serem aproveitados como ferramenta pedagógica.Downloads
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