O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO POR ALUNOS DE 6º ANO DE UMA ESCOLA DE PERIFERIA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA

  • Tascieli Feltrin Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria

Résumé

O presente artigo objetiva conhecer os territórios digitais de estudantes de periferia de uma escola pública do Rio Grande do Sul, a fim de utilizar essa realidade virtual como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para o delineamento desta pesquisa, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado: inicialmente buscamos conhecer o perfil dos alunos, em seguida, investigamos como e se eles têm acesso à internet, e em que locais esta conexão se dá, como também que outras ferramentas tecnológicas eles fazem uso. Em seguida, nos concentramos em buscar compreender como é a relação dos alunos com as ferramentas digitais, que sites eles mais acessam, quais os interesses, os motivam ao acessaremà rede, e como essa relação interfere em seus cotidianos, e principalmente como eles percebem, essa influência em suas questões educacionais/escolares. Por fim, elencamos possibilidades de trabalhar com as ferramentas mencionadas por eles em sala de aula. Concluímos que as práticas digitais dos alunos permeiam temas de múltiplas territorialidades e temáticas, com destaque se sobressaem os aspectos comunicacionaise de interatividade. Nesse sentido, os jogos, a música, e às redes sociais são elementos-temas propícios a serem trabalhados em sala de aula sob a perspectiva dos multiletramentos, e os smartphones se conformam como ferramentas digitais de grande potencial para serem aproveitados como ferramenta pedagógica.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Tascieli Feltrin, Universidade Federal de Santa Maria
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Gestão Escolar pela UFSM/UAB, Graduada em Letras licenciatura plena em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Atualmente, é acadêmica do curso de Educação do Campo da UFSM.
Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria
Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graducação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciada em Geografia pelo Centro Universitário Franciscano. Atualmente, é doutoranda em Geografia pela UFSM.
Publiée
2017-12-29
Rubrique
Artigos