Para além dos déficits: interação e atenção conjunta em crianças com autismo

  • Luiza Campos Menezes Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Katia De Souza Amorim Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Autismo, interação social, atenção conjunta.

Resumo

As desordens do espectro autista são descritas por déficits persistentes na interação e comunicação social, além de padrão restrito, repetitivo e estereotipado de comportamentos, interesses e atividades. Apesar dessa descrição dominante – a partir dos déficits –, na literatura também há autores que lançam olhares aos comportamentos para além dos déficits. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar como se dão os processos de interação social em crianças com autismo em contexto familiar, mais especificamente analisando os processos de atenção conjunta. Estudos de casos múltiplos foram conduzidos com duas crianças de cinco anos diagnosticadas com o transtorno. Por dois meses, foram feitas videogravações semanais das crianças no contexto familiar. Com base no referencial da Rede de Significações, as cenas foram mapeadas e transcritas, e as interações analisadas por meio da noção de fluxo interacional. Apesar da presença de comportamentos e interesses repetitivos e estereotipados nos dois casos, verificou-se a ocorrência de recursos comunicativos na interação, a qual se deu, muitas vezes, em situações de contraposição ou evitação social. Além desses comportamentos, verificou-se o estabelecimento de atenção conjunta e processos de negociação de interesses por parte das crianças. A evidência de tais comportamentos coloca como necessária maior exploração do tema, já que apontam para algumas potencialidades, mesmo que através de modos particulares nessas crianças.

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Biografia do Autor

Luiza Campos Menezes, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Psicóloga pela Universidade de São Paulo (2012). Mestranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Departamento de Psicologia da FFCLRP.

Katia De Souza Amorim, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
Possui graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (2002). Fez doutorado sandwich com Prof. Jaan Valsiner (Clark University) e foi professora visitante na Utah University, onde trabalhou com Prof. Alan Fogel. Atualmente é professora Livre-docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, trabalhando na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: bebês e crianças pequenas, comunicação e significação, construção de vínculos, desenvolvimento, criança com e sem necessidades especiais. É coordenadora de projetos financiados nas duas áreas centrais de sua pesquisa: 1) Interação, linguagem, comunicação, significação e vínculo em diferentes contextos (FAPESP); 2) As múltiplas redes de significações constituintes dos e constituídas pelos dialéticos processos de inclusão / exclusao de crianças com necessidades especiais (CNPq). É ainda pesquisadora principal do eixo de pesquisas sobre educação e interação social, relativa a crianças com epilepsia, ligado ao Programa CINACPE (programa Interinstitucional de apoio às pesquisas sobre o cérebro) (apoio FAPESP). este programa envolve um trabalho interdisciplinar e interinstitucional da USP_Ribeirão Preto, USP-SP, USP - São Carlos, UNICAMP, UNIFESP, Hospital Albert Einstein. É coordenadora do GT da ANPEPP (Grupo sobre Contextos Sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais) e do CINDEDI (Centro de Investigações sobre desenvolvimento humano e educação infantil). E, é coordenadora (pela USP) de intercâmbio interinstitucional internacional com a Universidade de Tampere (Finlândia), em parceria com a Profa. Niina Rutanen

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Publicado
2015-09-30
Como Citar
Menezes, L. C., & Amorim, K. D. S. (2015). Para além dos déficits: interação e atenção conjunta em crianças com autismo. Psicologia Em Estudo, 20(3), 353-364. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i3.27141
Seção
Artigos originais

 

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