Para além dos déficits: interação e atenção conjunta em crianças com autismo
Resumo
As desordens do espectro autista são descritas por déficits persistentes na interação e comunicação social, além de padrão restrito, repetitivo e estereotipado de comportamentos, interesses e atividades. Apesar dessa descrição dominante – a partir dos déficits –, na literatura também há autores que lançam olhares aos comportamentos para além dos déficits. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar como se dão os processos de interação social em crianças com autismo em contexto familiar, mais especificamente analisando os processos de atenção conjunta. Estudos de casos múltiplos foram conduzidos com duas crianças de cinco anos diagnosticadas com o transtorno. Por dois meses, foram feitas videogravações semanais das crianças no contexto familiar. Com base no referencial da Rede de Significações, as cenas foram mapeadas e transcritas, e as interações analisadas por meio da noção de fluxo interacional. Apesar da presença de comportamentos e interesses repetitivos e estereotipados nos dois casos, verificou-se a ocorrência de recursos comunicativos na interação, a qual se deu, muitas vezes, em situações de contraposição ou evitação social. Além desses comportamentos, verificou-se o estabelecimento de atenção conjunta e processos de negociação de interesses por parte das crianças. A evidência de tais comportamentos coloca como necessária maior exploração do tema, já que apontam para algumas potencialidades, mesmo que através de modos particulares nessas crianças.Downloads
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