DÂNDI E FLÂNEUR: MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DA MODERNIDADE E OS MODS INGLESES

  • Mateus Pranzetti Paul Gruda Doutor em Psicologia, Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP

Résumé

A organização social em torno das grandes cidades é apontada como causadora principal da criação do sujeito da modernidade, o qual é, sobretudo, individualista e privatizado. A vida em meio ao nascente caos urbano e de aglomeração das multidões de pessoas possibilita delinearmos alguns modos de subjetivação consequentes e que emergem em tal configuração e contexto sócio-histórico e cultural. O poeta Charles Baudelaire é tido como personagem importante para a compreensão da modernidade, visto que traduziu a sensação do habitante citadino e assumiu papéis distintos frente a essa vida urbana. A partir de considerações breves sobre a cidade moderna, buscamos elencar modos de subjetivação da modernidade (materializados e expressos, sobretudo, nas figuras do dândi e do flâneur), apresentando algumas das características principais, para em sequência relacionar as formas de atualização, assunção e distorção destes pelos integrantes de uma popular subcultura juvenil inglesa surgida na segunda metade do século XX: os mods.

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Biographie de l'auteur

Mateus Pranzetti Paul Gruda, Doutor em Psicologia, Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP (2008), mestrado (bolsista CAPES) em Psicologia (2011) e doutorado (bolsista FAPESP) pelo Programa de Pós Graduação da mesma universidade, com período sanduíche (bolsa CAPES) no "Centre for Comedy Studies Research" (CCSR) da Brunel University London/Reino Unido. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e com interesse principalmente nos seguintes temas: humor politicamente incorreto, cômico, discurso humorístico em geral, mídia e comunicação, o desenho animado South Park e subculturas juvenis dos anos 1960.

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Publiée
2017-12-19
Comment citer
Gruda, M. P. P. (2017). DÂNDI E FLÂNEUR: MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DA MODERNIDADE E OS MODS INGLESES. Psicologia Em Estudo, 22(4), 517-527. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i4.34169
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