QUAL É A GRAÇA?: HUMOR E TEORIA DA MENTE EM DESENVOLVIMENTO

  • Caroline de Macedo Benedito Universidade Federal de São Carlos
  • Stephanie Cristine Nogueira Universidade Federal de São Carlos
  • Débora de Hollanda Souza Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Humor, teoria da mente, cognição social.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal investigar a relação entre o desenvolvimento da teoria da mente e a apreciação de humor. Participaram 41 crianças de quatro a 11 anos (Midade = 7 anos e 11 meses, DP = 23,8 meses), que foram agrupadas segundo o seu desempenho em quatro tarefas de crença falsa. As crianças ouviram três piadas e acompanharam três quadrinhos, todos direcionados ao público infantil, e foram solicitadas a indicar quão engraçada/o era cada piada/quadrinho. As análises revelaram correlação significativa entre o desempenho nas tarefas de crença falsa e a avaliação das piadas. As crianças com uma teoria da mente mais avançada (G2 e G3) apreciaram mais as piadas do que as crianças do grupo que não obteve sucesso nas tarefas de crença falsa de primeira ordem. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos de teoria da mente em relação à apreciação dos quadrinhos. Os resultados corroboram a proposta de que o humor é um bom indicador de desenvolvimento sociocognitivo e apontam para uma linha de investigação promissora na psicologia do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline de Macedo Benedito, Universidade Federal de São Carlos
Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Stephanie Cristine Nogueira, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga formada pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi/ UFSCar) e membro do Laboratório de Interação Social (LIS/UFSCar).

Débora de Hollanda Souza, Universidade Federal de São Carlos

Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Texas at Austin. Professora Associada do Departamento de Psicologia da UFSCar, Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi/UFSCar) e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

Referências

Astington, J.W.; Pelletier, J. & Homer, B. (2002). Theory of mind and epistemological development: The relation between children's second-order false-belief understanding and their ability to reason about evidence. New Ideas in Psychology, 20(2), 131-144. https://doi.org/10.1016/s0732-118x(02)00005-3

Baillargeon, R., Scott, R. M., & Bian, L. (2016). Psychological reasoning in infancy. Annual review of psychology, 67, 159-186. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010213-115033

Bosacki, S. L. (2013). A longitudinal study of children’s theory of mind, self-concept, and perceptions of humor in self and other. Social Behavior and Personality, 41(4), 663-673. https://doi.org/10.2224/sbp.2013.41.4.663

Carmelino, A. C.; Ramos, P. (2015). Uma trajetória das pesquisas linguísticas sobre humor no Brasil. In: A. C. Carmelino. (Ed.). Humor: eis a questão. (pp. 7-18). São Paulo: Cortez. (DOI INEXISTENTE)

Carrell, A. (2008). Historical views of humor. In V. Raskin (Ed.), Primer of humor research. (pp. 303-332). Mouton de Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110198492.303

Coull, G. J., Leekam S. R., Bennett M. (2006). Simplifying second-order belief attribution: What facilitates children’s performance on measures of conceptual understanding? Social Development, 15(3), 260–275. https://doi.org/10.1111/j.1467-9507.2006.00340.x

Hoicka, E. (2014). The pragmatic development of humor. Pragmatic Development in First Language Acquisition, (July), 219–237. https://doi.org/10.1075/tilar.10.13hoi

Hoicka, E. (2016). Parents and toddlers distinguish joke, pretend and literal intentional contexts through communicative and referential cues. Journal of Pragmatics, 95, 137-155. https://doi.org/10.1016/j.pragma.2015.10.010

Hoicka, E., & Akhtar, N. (2011). Preschoolers joke with jokers, but correct foreigners. Developmental Science, 14(4), 848–858. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2010.01033.x

Hoicka, E., & Akhtar, N. (2012). Early humour production. British Journal of Developmental Psychology, 30(4), 586–603. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2010.01033.x

Hoicka, E., & Gattis, M. (2008). Do the wrong thing: How toddlers tell a joke from a mistake. Cognitive Development, 23(1), 180–190. https://doi.org/10.1016/j.cogdev.2007.06.001

Kielar-Turska, M., & Białecka-Pikul, M. (2009). Generating and understanding jokes by five- and nine-year-olds as an expression of theory of mind. Polish Psychological Bulletin, 40(4), 163-169. https://doi.org/10.2478/s10059-009-0011-5

Loizou, E. (2005). Humour: A different kind of play. European Early Childhood Education Research Journal, 13(2), 97–109. https://doi.org/10.1080/13502930585209701

Loizou, E., & Kyriakou, M. (2016). Young children’s appreciation and production of verbal and visual humor. HUMOR, 29(1). https://doi.org/10.1515/humor-2015-0131

Martin, R. A. (2007). The psychology of humor: An integrative approach. Burlington, MA, USA: Elsevier Academic Press. (DOI INEXISTENTE)

McGhee, P. (1989). Humor and children’s development: A guide to practical applications. New York: Haworth Press. https://doi.org/10.4324/9781315826127

Mireault, G. C., Crockenberg, S. C., Sparrow, J. E., Cousineau, K., Pettinato, C., & Woodard, K. (2015). Laughing matters: Infant humor in the context of parental affect. Journal of Experimental Child Psychology, 136, 30–41. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2015.03.012

Mireault, G. C., Crockenberg, S. C., Sparrow, J. E., Pettinato, C. A., Woodard, K. C., & Malzac, K. (2014). Social looking, social referencing and humor perception in 6- and-12-month-old infants. Infant Behavior and Development, 37(4), 536–545. https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2014.06.004

Perner, J. & Wimmer, H. (1985). “John thinks that Mary thinks that . . .” Attribution of second-order beliefs by 5- to 10-year-old children. Journal of Experimental Child Psychology, 39(3), 437–471. https://doi.org/10.1016/0022-0965(85)90051-7

Perner, J.; Leekman, S. & Wimmer, H. (1987). Three-year-old´s difficulty with false belief: The case for a conceptual deficit. British Journal of Developmental Psychology, 5(2), 125-137. https://doi.org/10.1111/j.2044-835x.1987.tb01048.x

Ramos, P. (2005). Piadas e tiras em quadrinhos: a oralidade presente nos textos de humor. Estudos Lingüísticos XXXIV, 34, 1158-1163. (DOI INEXISTENTE)

Roazzi, A., & Sperb, T. M. (Orgs.) (2013). O desenvolvimento de competências sociocognitivas: Novas perspectivas. São Paulo: Vetor. (DOI INEXISTENTE)

Ruch, W. (2008). Psychology of humor. In V. Raskin (Ed.). The primer of humor research. New York: Mouton de Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110198492

Samson, A. C., & Hegenloh, M. (2010). Stimulus characteristics affect humor processing in individuals with asperger syndrome. Journal of Autism and Developmental Disorders, 40(4), 438–447. https://doi.org/10.1007/s10803-009-0885-2

Sousa, M. (1996). Turma da Mônica [Quadrinhos]. Recuperado em 25 de Outubro de 2010, de http://www.monica.com.br/comics/turma.htm (DOI INEXISTENTE)

Souza, D.H. & Velludo, N.B. (2016). O desenvolvimento da teoria da mente. In. Mecca, T.P., Dias, N.M. & Berberian, A.A. (Eds.), Cognição social: Teoria, pesquisa e aplicação (pp.42-53). São Paulo, SP: Memnon Edições Científicas Ltda. (DOI INEXISTENTE)

Stein, Allan Costa; Carmelino, A. C. (2013). Piadas de criança: em questão os recursos deflagradores de humor. Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras, 9(1), 23–39. (DOI INEXISTENTE)

Tadeu, P. (2009). Rá, ré, ri, ró... ria! - Novas piadas para crianças (1a ed.). São Paulo: Ed. Matrix. (DOI INEXISTENTE)

Wellman, H. M. (2014). Making minds: How theory of mind develops. New York, NY: Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199334919.001.0001

Wimmer, H., & Perner, J. (1983). Beliefs about beliefs: Representation and constraining function of wrong beliefs in young childrenʼs understanding of deception. Cognition, 13(1), 103-128. https://doi.org/10.1016/0010-0277(83)90004-5

Publicado
2018-08-06
Como Citar
Benedito, C. de M., Nogueira, S. C., & Souza, D. de H. (2018). QUAL É A GRAÇA?: HUMOR E TEORIA DA MENTE EM DESENVOLVIMENTO. Psicologia Em Estudo, 23. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.35773
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus