O PRINCÍPIO DOS MELHORES INTERESSES DA CRIANÇA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA EM INGLÊS E PORTUGUÊS

Palavras-chave: Melhores interesses da criança, desenvolvimento infantil, direitos da criança.

Resumo

Os melhores interesses da criança/adolescente (PMICA) devem ser considerados primordialmente em qualquer situação que envolva crianças/ adolescentes. Assim, o PMICA é comumente adotado como princípio, doutrina ou recurso para ponderar a tomada de decisão envolvendo crianças/adolescentes. Este estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura com publicações em Inglês e Português brasileiro e teve como objetivo investigar como os artigos abordam as definições, características e aplicações do PMICA. Os critérios de inclusão foram: 1) artigos publicados entre 2012 e 2017; e 2) aqueles que abordam claramente uma definição, característica e/ou aplicação do PMICA. As bases de dados em Inglês foram ASSIA, PsychARTICLES, PsychInfo, Scopus, Web of Science e Google Scholar; as bases de dados em Português foram: LILACS, PePsic, Redalyc, Periódicos CAPES e Google Scholar. O descritor principal foi ‘melhor interesse da criança’, o que levou a 1488 artigos encontrados e 14 selecionados. Os artigos brasileiros focaram na necessidade de proteger o bem-estar físico e psico-socioemocional da criança/adolescente, destacando-os como sujeitos de direitos e mantendo os laços familiares da criança/adolescente. Os artigos em Inglês ampliaram a perspectiva do PMICA, destacando as idiossincrasias da criança/adolescente, o papel dos interesses dos pais, sua característica como um construto não-individualista, flexível e complexo. Outros resultados mostram que o PMICA está amplamente relacionado ao desenvolvimento da criança/adolescente, que é dividido em dois domínios: ‘material-fisiológicos’ (necessidades básicas e de sobrevivência) e ‘contextuais’ (necessidades não-materiais = psicossociais e emocionais). Em geral, o PMICA é um construto plural, complexo e multidimensional que depende dos contextos relacionais da criança/adolescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Antônio de Alcântara Mendes, University of Sussex
Doctoral Researcher pela University of Sussex
Thomas Ormerod, University of Sussex
Professor and Head of School of Psychology, University of Sussex

Referências

Adams, K. B. (2016). Systematic Reviews of the Literature. Retrieved: March 20, 2018 from https://academiccoachingandwriting.org/academic-writing/academic-writing-blog/x-systematic-reviews-of-the-literature

Ariès, P. (2012). História social da criança e da família (2a ed., Flaksman, D., trad.). Rio de Janeiro, RJ: LTC.

Block, M. (2011). Maslow’s hierarchy of needs. In Encyclopedia of child behavior and development (pp. 913-915). Springer US.

Bobar, C. F. (2016). Considerations on the Best Interests of the Child as a Principle of Exercising Parental Authority. Journal of Legal Studies, 18(32), 88-96.

Custer, L. B. (1978). The Origins of the Doctrine of Parens Patriae. Emory LJ, 27, 195-208.

Funderburk, C. (2013). Best Interest of the Child Should Not Be an Ambiguous Term. Child. Legal Rts. J., 33, 229-266.

Hamper, C. (2014). Can Life in Prison be in the Best Interests of the Child. Ohio NUL Rev., 41, 201-225.

Lobachev, S. (2008). Top languages in global information production. Partnership: The Canadian Journal of Library and Information Practice and Research, 3(2), 1-12.

Mendes, J. A. A., & Bucher-Maluschke, J. S. N. F (in press). Famílias em Litígio e o Princípio do Melhor Interesse da Criança na Disputa de Guarda. Interação em Psicologia.

Mendes, J. A. A., Bucher-Maluschke, J. S. N. F., Vasconcelos, D. F., de Souza, G. G., & Costa, P. V. M. N. (2016a). Perspectiva sistêmica: um olhar necessário para atuação dos atores jurídicos junto à disputa de guarda. Nova Perspectiva Sistêmica, 25(54), 88-104.

Mendes, J. A. A., Bucher-Maluschke, J. S. N. F., Vasconcelos, D. F., Fernandes, G. A., & Costa, P. V. M. N. (2016b). Psycho-legal publications about parental alienation: an integrative review of literature in portuguese. Psicologia em Estudo, 21(1), 161-174.

Mendes, J. A. A., & Bucher-Maluschke, J. S. N. F (2017a). Destructive divorce in the Family Life Cycle and its implications: criticisms of Parental Alienation. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 33(2), 1-8. http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e33423.

Mendes, J. A. D. A. M., & Bucher-Malusche, J. S. N. F. (2017b). Coping e racionalização: Atuação de advogados nos casos de disputa de guarda. Interação em Psicologia, 21(3), 230-238. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v21i3.51414

Morgan-Rallis, H. (2014). Guidelines for writing the Literature Review. Retrieved: March 20, 2018 from http://www.duluth.umn.edu/~hrallis/guides/researching/litreview.html

Moyo, A. (2012). Reconceptualising the 'paramountcy principle': Beyond the individualistic construction of the best interests of the child. African Human Rights Law Journal, 12(1), 142-177.

Pautasso, M. (2013). Ten simple rules for writing a literature review. PLoS computational biology, 9(7), 1-4. https://doi.org/10.1371/journal.pcbi.1003149

Pimentel, D. (2016). Protecting the Free-Range Kid: Recalibrating Parents' Rights and the Best Interest of the Child. Cardozo L. Rev., 38(1), 1-57.

Pomerance, B. (2013). Not Just Child's Play: Why Recognizing Fundamental Principles of the UN Convention on the Rights of the Child as Jus Cogens Would Give Needed Power to an Important International Document. Gonz. J. Int'l L., 16(2), 22-50.

Ribeiro, M. R. S., & Costa, L. F. (2015). Da invisibilidade à participação: A expressão da criança em disputas de guarda. Revista de Psicología, 24(2), 1-15.

Rossato, M., & A. M. Martínez, A. (2013). Desenvolvimento da subjetividade: análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, 17(2), 289-298.

Shaw, M. (2016). Commentary for “Examining the use of ‘parental alienation syndrome’”. Journal of Child Custody, 13(2-3), 144-146.

Sormunen, M. (2016). ‘In All Actions Concerning Children’?. The International Journal of Children's Rights, 24(1), 155-184.

Souza, M. T., Silva, M. D. &, Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, (8)1, 102-6.

Sund, L. G., & Vackermo, M. (2015). The Interest Theory, Children’s Rights and Social Authorities. The International Journal of Children's Rights, 23(4), 752-768.

Toros, K., Valma, K., & Tiko, A. (2014). Interpretation of the Principle of “Best Interests of the Child” in the Context of Inter-Parental Child Custody Disputes: Case of Estonia. Journal of Social Welfare and Human Rights, 2(1), 289-303.

Virginia Commonwealth University (VCU) (2018). How to Conduct a Literature Review (Health Sciences). Retrieved: March 20, 2018 from https://guides.library.vcu.edu/health-sciences-lit-review/selection-criteria

World Economic Forum (WEF) (2018). These are the world’s most spoken languages. Retrieved: September 25, 2018 from https://www.weforum.org/agenda/2018/02/chart-of-the-day-these-are-the-world-s-most-spoken-languages/

Zago, C. R., & Ribeiro, E. A. W. (2017). Altas habilidades/superdotação e o atendimento educacional especializado na educação profissional, técnica e tecnológica: desafios e perspectivas. Revista Dynamis, 23(1), 95-111.

Zermatten, J. (2010). The best interests of the child principle: Literal analysis and function. The International Journal of Children's Rights, 18(4), 483-499.

Publicado
2019-08-07
Como Citar
Mendes, J. A. de A., & Ormerod, T. (2019). O PRINCÍPIO DOS MELHORES INTERESSES DA CRIANÇA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA EM INGLÊS E PORTUGUÊS. Psicologia Em Estudo, 24. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.45021
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus