IDENTIDADE QUILOMBOLA: ATUAÇÕES NO COTIDIANO DE MULHERES QUILOMBOLAS NO AGRESTE DE ALAGOAS

  • Saulo Luders Fernandes Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Dolores Cristina Gomes Galindo Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Liliana Parra Valencia Universidad Cooperativa de Colombia
Palavras-chave: Identidade étnica;, cotidiano;, mulheres.

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de campo e caracteriza-se por um estudo de caso de caráter qualitativo exploratório, que teve por objetivo analisar a atuação da identidade quilombola no cotidiano de mulheres de um quilombo do agreste de Alagoas. A pesquisa foi realizada em quatro etapas sendo elas: 1- revisão bibliográfica; 2- inserção no campo de pesquisa; 3- coleta e análise das informações; 4- devolutiva da pesquisa às participantes e comunidade. As participantes da pesquisa foram três mulheres: uma jovem (20 anos), uma adulta (47 anos) e uma idosa (71 anos). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois temas: as vivências do cotidiano enquanto mulheres negras quilombolas; e os sentidos produzidos pelas entrevistadas sobre a identidade quilombola. Após transcritas, as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo que permitiu a produção de duas categorias temáticas: a) as vivências de opressão de mulheres negras quilombolas; b) diversidade de sentido sobre a identidade quilombola. As narrativas das mulheres permitiram compreender o quilombo como lugar de afirmação de seus modos de vida enquanto mulher negra, bem como o espaço de reprodução de lógicas de opressão frente à interseccionalidade dos marcadores étnico-raciais e de gênero. Houve também diferença geracional quanto ao modo de compreensão da identidade quilombola na vida da jovem e da idosa participante. Cabe compreender as especificidades com que cada comunidade e seus membros interpretam a identidade quilombola em seu viver e fazer, no entendimento que ela pode atuar como um potencializador na afirmação destes territórios negros.

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Biografia do Autor

Saulo Luders Fernandes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Realizou sua graduação na universidade estadual de maringá, bem como seu mestrado em psciologia. Desenvolveu no mestrado pesquisa sobre represnetações sociais do envelhecimento de uma comunidade ribeirinha, tendo como base metodologica a esquisa participate. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Alagoas, campus arapiraca. Realiza pesquisas e projetos de extensão na área de psicologia social com enfase em comunidades tradicionais da região.
Dolores Cristina Gomes Galindo, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Possui Pós-Doutorado (2015-2016), Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea.
Liliana Parra Valencia, Universidad Cooperativa de Colombia
Docente da Universidade Cooperativa da Colombia. Psicóloga e pesquisadora social. Com experiência em pesquisa, sistematização e facilitação de processos comunitários e de formação a partir da abordagem psicossocial, de gênero, geracional e diversidade cultural. Colaborou com o Programa Colômbia da Escola de Cultura de Pau em Barcelona (Espanha). Consultora da Unifem na Colômbia. Assessora da Rede Nacional de Saúde Mental da Guatemala e pesquisadora de pós-conflito e reconciliação social na Guatemala, particularmente em relação ao trabalho psicossocial, reparação e reconstrução da memória histórica.

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Publicado
2020-06-23
Como Citar
Fernandes, S. L., Galindo, D. C. G., & Valencia, L. P. (2020). IDENTIDADE QUILOMBOLA: ATUAÇÕES NO COTIDIANO DE MULHERES QUILOMBOLAS NO AGRESTE DE ALAGOAS. Psicologia Em Estudo, 25. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.45031
Seção
Artigos originais

 

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