AUTISMO: HISTÓRIA DE UM QUADRO E O QUADRO DE UMA HISTÓRIA

  • MARINA BIALER USP
  • rinaldo voltolini Professor FEUSP; Psicanalista
Palavras-chave: Narrativas;, autismo;, subjetividade.

Resumo

Com o crescente interesse público pela questão do autismo, assistimos a uma torção importante do debate que caracteriza esse tema. Inicialmente reduzida ao campo científico – em geral médico – a questão do autismo se viu progressivamente encampada por diferentes agentes, sobretudo pelos próprios autistas, cujas contribuições ampliaram muito o que podemos saber hoje sobre o autismo. Com o termo narrativas do autismo, tivemos como proposta neste artigo demonstrar a riqueza dos aportes desses novos saberes para o debate científico e político sobre a questão, bem como demonstrar o risco dela permanecer encapsulada e restrita ao campo estritamente científico. Para tanto, passamos pela história do conceito ressaltando como nela se pode ver o quanto o percurso científico vai sendo afetado, enriquecido por influência desses outros agentes e o valor de se tomar em consideração as diversas narrativas sobre o autismo. Situar a diversidade dessas narrativas não tem como objetivo apenas retomar uma posição plural e aberta contra outra exclusiva e restritiva, mas, antes, de colocar em curso o que pode acontecer ao debate científico quando ele não se fecha demasiadamente sobre a tendência objetivante própria a organização do discurso científico.

Situar a diversidade dessas narrativas não tem como objetivo apenas retomar uma posição plural e aberta contra outra exclusiva e restritiva, mas, antes, de colocar em curso o que pode acontecer ao debate científico quando ele não se fecha demasiadamente sobre a tendência objetivante própria a organização do discurso científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARINA BIALER, USP
Pós doutoranda USP
rinaldo voltolini, Professor FEUSP; Psicanalista
Professor FEUSP; Psicanalista

Referências

REFERÊNCIAS

Donvan, J. & Zucker, C. (2017). Outra sintonia: a história do autismo (Trad. L. A. De

Araújo). São Paulo: Companhia das Letras

Eyal, G., Hart, B., Onculer, E., Oren, N & Rossi, N. (2010). The autism matrix: the

social origins of the autism epidemic. Cambridge: Polity Press.

Grandin, T. & Scariano, M. M. (2014). Uma menina estranha: autobiografia de uma

autista. São Paulo: Editora Schwarcz.

Hassal, R. (2016). Does everybody with an Autism diagnosis have the same underlying

condition?. In K. Runswick-Cole, R. Mallet & S. Timimi. (Orgs.), Re-thinking autism: diagnosis, identity and equality. (pp. 49-66). London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers.

Kanner, L. (2012). Os distúrbios autísticos do contato afetivo (pp. 111-170). In P. S.

Rocha (Org.). Autismos. São Paulo: Escuta (Texto original publicado em 1943).

Lacan, J. (1998). A ciência e a verdade. In: J. Lacan. Escritos. (p. 869-892). Rio de

Janeiro: JZE.

Lyotard, J-F. (1989). A condição pós-moderna. Lisboa: Gradiva

Maleval, J-C. (2017). O autista e a sua voz (Trad. P. S. De Souza Jr). São Paulo:

Blucher.

Mottron, L. (2004). L’autisme: une autre intelligence: Diagnostic, cognition et support

des personnes autistes sans déficience intelectuelle. Bruxelles: Mardaga.

Ortega, F; Zorzanelli, R. & Rios, C. (2016). The Biopolitics of Autism in Brazil. In K.

Runswick-Cole, R. Mallet & S. Timimi. (Orgs.) Re-thinking autism: diagnosis, identity and equality. (pp. 67-89). London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers.

Popper, K. (1995). A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix.

Runswick, K., Mallet, R. & Timimi, S. (2016). Introduction. In K. Runswick-Cole, R.

Malllet & S. Timimi. (Orgs.), Re-thinking autism: diagnosis, identity and equality (pp. 7-15). London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers.

Runswick, K. (2016). Understanding this Thing called Autism. In K. Runswick-Cole; R.

Mallet & S. Timimi. (Orgs.), Re-thinking autism: diagnosis, identity and equality (pp. 19-29). London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers.

Silberman, S. (2016). Neurotribes: the legacy of autism and the future of neurodiversity.

New York: Avery.

Thomas, M-C. (2011). L’autisme et les langues. Paris: L’Harmattan.

Publicado
2021-12-13
Como Citar
BIALER, M., & voltolini, rinaldo. (2021). AUTISMO: HISTÓRIA DE UM QUADRO E O QUADRO DE UMA HISTÓRIA. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.45865
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus