INTERVENÇÕES EM PLANTÃO PSICOLÓGICO HUMANISTA-FENOMENOLÓGICO: PESQUISA EM SERVIÇO-ESCOLA

  • Fabio Barbosa
  • Karin Aparecida Casarini
Palavras-chave: Plantão psicológico, psicologia humanista;, psicologia fenomenológica.

Resumo

O plantão psicológico é uma modalidade de atenção clínica em psicologia que disponibiliza atendimentos imediatos sem restrição de demanda. Ainda, o trabalho especializado oferecido pelo psicólogo consegue identificar os recursos pessoais do cliente para lidar com sua demanda e promover sua saúde sem necessidade de assistência intensiva. Para os demais casos, encaminhamentos e orientações permitem acionar outros serviços apropriados. Este trabalho teve como objetivo identificar e compreender as intervenções empregadas por um plantonista. A partir de análise de conteúdo de registros documentais de seis casos atendidos na modalidade de plantão psicológico realizado em uma clínica-escola e utilizando as matrizes teóricas da psicologia humanista-fenomenológica, foram identificadas e discutidas três unidades significativas a respeito das intervenções empregadas, nomeadas de reflexão, cuidado e explicação. Foi possível, então, relacionar as intervenções a uma facilitação de processo terapêutico e de ajuda ao cliente, encaminhando-o para um posicionamento mais pessoal e consciente. Houve a configuração de um ambiente de empatia e de aceitação incondicional em que os afetos puderam ser recebidos pelo plantonista com uma postura coerente e sensível. Somado a isso, foi possível desenvolver uma relação de aproximação entre o cliente e suas experiências, favorecendo ressignificações e maior consciência sobre seus modos de estar no mundo, logo uma condição mais autônoma e autêntica de existência. Por fim, algumas contribuições foram apresentadas e alguns temas centrais problematizados para dar corpo e movimento às pesquisas acerca do plantão psicológico.

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Publicado
2021-07-19
Como Citar
Barbosa, F., & Casarini, K. A. (2021). INTERVENÇÕES EM PLANTÃO PSICOLÓGICO HUMANISTA-FENOMENOLÓGICO: PESQUISA EM SERVIÇO-ESCOLA. Psicologia Em Estudo, 26. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v26i0.46700
Seção
Artigos originais

 

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