APLICAÇÕES DA PERSUASÃO PARA OTIMIZAÇÃO DE CAMPANHAS NA SAÚDE: UMA REVISÃO

  • Isabella Silva Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Eduardo Pimentel Universidade Federal da Paraíba
  • Thamires Pereira Alves
Palavras-chave: Saúde;, comunicação persuasiva;, eficácia.

Resumo

Apesar da persuasão estar presente de forma natural na comunicação humana, o seu uso adequado parece estar ausente nas campanhas de conscientização na saúde, como é evidenciado pela disparidade entre a frequência de certas campanhas e a diminuição dos comportamentos associados a ela. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi realizar uma revisão de literatura acerca dos tipos de persuasão empregados na saúde, sua eficácia, e contextos de aplicação mais adequados. Foram considerados trabalhos em português ou inglês, publicados nos últimos cinco anos nas plataformas BVS, PubMed e Scielo, sendo selecionado o total de 38 artigos que foram divididos por estratégia de persuasão ou o tipo de questão abordada (alimentação, doenças, drogas, exercício, vacinação e outros). Os resultados indicaram que no geral, as estratégias persuasivas obtiveram eficácia em alcançar seus objetivos, sendo o maior desafio a adequação na escolha das estratégias ao tipo de questão abordada pela campanha. Portanto, é concluído que pensar na forma de persuadir o público-alvo é um tema pertinente para otimizar as campanhas de saúde, devendo ser um aspecto considerado no futuro.

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Biografia do Autor

Isabella Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba
Estudante de Psicologia na Universidade Federal da Paraíba.
Carlos Eduardo Pimentel, Universidade Federal da Paraíba

ossui Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (UnB, 2012), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social, UFPB, 2004), Formação em Psicologia (UFPB, 2005) e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2001). Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: letras de músicas, preferência musical, atitudes, validade de medidas psicológicas, comportamentos antissociais e pró-sociais. Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Tem contribuído como revisor de revistas internacionais como Personality and Individual Differences, SAGE Open, Interamerican Journal of Psychology e Substance Use & Misuse e nacionais como Estudos de Psicologia (Campinas), Psicologia: Reflexão & Crítica, Psicologia: Teoria & Pesquisa e Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Publicou 58 artigos científicos em revistas indexadas e 2 artigos em revistas de divulgação científica, sendo a maioria de psicologia. Organizou 3 livros de psicologia social e publicou 10 capítulos. Concedeu entrevistas para a TV, rádio e jornal impresso.

Thamires Pereira Alves

Mestrado em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2019). Graduação em Psicologia pela mesma Instituição, na habilitação de formação de Psicólogo (2015). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Representações Sociais, Saúde Mental, Bem-estar Subjetivo, Qualidade de Vida, Coping, Avaliação Psicológica e Tratamento e Prevenção Psicológica.

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Publicado
2022-03-15
Como Citar
Santos, I. S., Pimentel, C. E., & Alves, T. P. (2022). APLICAÇÕES DA PERSUASÃO PARA OTIMIZAÇÃO DE CAMPANHAS NA SAÚDE: UMA REVISÃO. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.48621
Seção
Artigos originais

 

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