REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E SMARTPHONE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural;, smartphone;, desenvolvimento humano.

Resumo

O texto, resultante de estudos teóricos empreendidos à luz da Psicologia Histórico-Cultural entre 2016 e 2020, tem como objetivo recuperar a revolução tecnológica como um recurso para a compreensão da constituição dos sujeitos contemporâneos, partindo da máquina a vapor da Primeira Revolução Industrial, empregada nos meios de produção, até o smartphone, empregado na cotidianidade. O smartphone possui níveis tão altos de compactação, portabilidade e operacionalidade que o tornaram uma das mais avançadas tecnologias da história, revelando o elevado grau de desenvolvimento do psiquismo alcançado pelo gênero humano. Ele, mais do que outras tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), tem impactado notadamente a constituição dos sujeitos contemporâneos, especialmente suas funções psicológicas cognitivas. Os resultados demonstram que recuperar dialeticamente o percurso histórico das criações tecnológicas é essencial à psicologia, permitindo ampliar o espectro de análise de como os sujeitos se constituem na atualidade. Conclui-se que a revolução microtecnológica deve ser tomada sob um viés crítico e ético, por tudo o que pode impactar nas relações entre os sujeitos e no desenvolvimento dos seus processos psíquicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Mari Shima Barroco, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Sonia Mari Shima Barroco é Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara) e Professora do Departamento de Psicologia (DPI-UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI-UEM).

Publicado
2023-04-05
Como Citar
Ferreira de Oliveira, F. A., & Shima Barroco, S. M. (2023). REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E SMARTPHONE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO . Psicologia Em Estudo, 28. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.51648
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus