REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E SMARTPHONE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO

Résumé

O texto, resultante de estudos teóricos empreendidos à luz da Psicologia Histórico-Cultural entre 2016 e 2020, tem como objetivo recuperar a revolução tecnológica como um recurso para a compreensão da constituição dos sujeitos contemporâneos, partindo da máquina a vapor da Primeira Revolução Industrial, empregada nos meios de produção, até o smartphone, empregado na cotidianidade. O smartphone possui níveis tão altos de compactação, portabilidade e operacionalidade que o tornaram uma das mais avançadas tecnologias da história, revelando o elevado grau de desenvolvimento do psiquismo alcançado pelo gênero humano. Ele, mais do que outras tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), tem impactado notadamente a constituição dos sujeitos contemporâneos, especialmente suas funções psicológicas cognitivas. Os resultados demonstram que recuperar dialeticamente o percurso histórico das criações tecnológicas é essencial à psicologia, permitindo ampliar o espectro de análise de como os sujeitos se constituem na atualidade. Conclui-se que a revolução microtecnológica deve ser tomada sob um viés crítico e ético, por tudo o que pode impactar nas relações entre os sujeitos e no desenvolvimento dos seus processos psíquicos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Sonia Mari Shima Barroco, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Sonia Mari Shima Barroco é Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara) e Professora do Departamento de Psicologia (DPI-UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI-UEM).

Publiée
2023-04-05
Comment citer
Ferreira de Oliveira, F. A., & Shima Barroco, S. M. (2023). REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E SMARTPHONE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO . Psicologia Em Estudo, 28. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.51648
Rubrique
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus