ENTRE A EXPECTATIVA E A PRÁTICA DO PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA NA ESCOLA
Resumo
O artigo objetiva analisar, a partir de uma revisão sistemática de literatura, as expectativas atribuídas à atuação do psicólogo na escola e à efetiva prática desse profissional nesse contexto. De acordo com os critérios da revisão sistemática, delimitou-se o campo do conhecimento científico em três bases de dados virtuais: The Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Psicologia (BVS-PSI) e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSIC). Selecionaram-se 25 trabalhos para constituir a base de análise e discussão deste texto, 12 são de revisão bibliográfica e 13 resultantes de relatos de práticas profissionais. A análise destes trabalhos se deu por meio da técnica de análise de conteúdo. Quanto às expectativas atribuídas a atuação desse profissional na escola, verificou-se a perspectiva de que atue de forma preventiva em relação ao coletivo da escola; conheça o contexto educacional e as normas institucionais, as variáveis que interferem no processo de ensinar e aprender; embase sua prática em teorias psicológicas e mantenha interlocução com outras áreas de conhecimento. Os poucos trabalhos identificados, que apresentam relatos de práticas do psicólogo na escola, revelam que poucos são os profissionais que se autorizam a escrever e relatar as suas práticas, o que fazem, porque fazem e como fazem. Estima-se que diminuir o distanciamento entre expectativa e prática do psicólogo na escola implica em reconhecer variáveis intra e extraescolares, persistir inquirindo e compreendendo a interferência dessas variáveis no clima da escola, nas relações de convivência, nos problemas de diferentes naturezas que se apresentam nesse contexto.
Downloads
Referências
Antunes, M. A. M. (2008). Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, 12(2), 469-475. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200020
Arias Beatón, G. (2009). La psicología educacional y el sistema de educación en Cuba. Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 155-164. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100017
Barbosa R. M. & Marinho-Araujo, C. M (2010). Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia, Campinas, 27 (3), 393-402. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300011
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Barreto, M. da A., Calafange, P. A. F. R. D., Lima, Z. P. de. (2009) Estudo com psicólogos escolares: ações e desafios. Revista Psicologia Argumento 27 (58), 261-269.
Bezerra, E. do N. (2014). Plantão psicológico como modalidade de atendimento em Psicologia Escolar: limites e possibilidades. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(1), 129-143.
Cavalcante, L. de A., & Aquino, F.de S. B. (2019). Práticas Favorecedoras ao Contexto Escolar: Discutindo Formação e Atuação de Psicólogos Escolares. Psico-USF, 24(1), 119-130. Recuperado de https://doi.org/10.1590/1413-82712019240110
Cruz, D. R. M., Borges, L, C (2013). A queixa escolar: Reflexões sobre o atendimento psicológico. Revista Psicologia Argumento, 31 (72), 79-87. Recuperado de http://dx.doi.org/10.7213/psicol.argum.7583
Dadico, L., & Souza, M. P. R. de. (2010). Atuação do psicólogo em organizações não governamentais na área da Educação. Psicologia: ciência e profissão, 30(1), 114-131. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000100009&lng=pt&tlng=pt.
Dazzani, M. V. M. (2010). A psicologia escolar e a educação inclusiva: Uma leitura crítica. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(2), 362-375. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000200011
Dias, A. C. G., Patias, N. D., & Abaid, J. L. W. (2014). Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional, 18(1), 105-111. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-85572014000100011
Dusi, M. L. H. M., Marinho-Araújo, C. M., & Neves, M. M. B. da J. (2005). Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa. Psicologia Escolar e Educacional, 9(1), 135-145. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100013
Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(1), 183-184. Recuperado de http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&tlng=pt
Guzzo, R.S. L., Mezzalira, A. S. C., Moreira, A. P. G., Tizzei, R. P. & Silva Neto, W. M.de F. (2010). Psicologia e Educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(spe), 131-141. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500012
Guzzo, R. S. L., Moreira, A. P. G. & Mezzalira, A. S. da C. (2011). Avaliação psicossocial: desafios para a prática profissional nos contextos educativos. Avaliação Psicológica, 10(2), 163-171. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000200007&lng=pt&tlng=pt
Libâneo, L. C., & Pulino, L. H. C. Z. (2018). A atividade criadora do psicólogo escolar na educação superior. Psicologia Escolar e Educacional, 22(2), 395-401. Recuperado de https://doi.org/10.1590/2175-35392018021706
Maluf, R. M., & Cruces V. V. A. (2008). Psicologia educacional na contemporaneidade. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, 28(1), 87-99. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2008000100011&lng=pt&tlng=pt.
Marinho-Araujo, C. M. (2016). Inovações em Psicologia Escolar: o contexto da educação superior. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(2), 199-211. Recuperado de https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200003
Martinez, A. M. (2009). Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 169-177. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020
Massimi, M. (1990). História da psicologia brasileira: da época colonial até 1934. São Paulo: EPU.
Mattos, L. K. de, & Nuernberg, A. H. (2010). A intervenção do psicólogo em contextos de educação especial na grande Florianópolis. Revista Brasileira de Educação Especial, 16(2), 197-214. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-65382010000200004
Medeiros, L. G. de; Aquino, F. de S. B. (2011) Atuação do psicólogo escolar na rede pública de ensino: Concepções e práticas. Revista Psicologia Argumento, 29 (65), 227-232. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20377
Mendes, S. A., Abreu-Lima, I., & Almeida, L. S. (2015). Psicólogos escolares em Portugal: perfil e necessidades de formação. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(3), 405-416. Recuperado de https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000300006
Patto, M. H. S. (1984) Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo, T. A. Queiroz.
Peretta, A. A. C. e S., Silva, S. M. C., Souza, C. S., Oliveira, J, O, de, Barbosa, F. M., Sousa, L. R. de, & Rezende, P. C. M. (2014). O caminho se faz ao caminhar: atuações em Psicologia Escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 18(2), 293-301. Recuperado de https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182747
Prediger, J., & Silva, R. A. N. da. (2014). Contribuições à Prática do Psicólogo na Educação Profissional. Psicologia: Ciência e Profissão, 34(4), 931-939. Recuperado de https://doi.org/10.1590/1982-370001082012
Rodrigues, M. C., Itaborahy, C. Z., Pereira, M. D., & Gonçalves, T. M. C. (2008). Prevenção e promoção de saúde na escola: concepções e práticas de psicólogos escolares. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 1(1), 67-78. Recuperado em 22 de abril de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202008000100008&lng=pt&tlng=pt.
Ronchi, J. P., Iglesias, A., & Avellar, L. Z. (2018). Interface entre educação e saúde: revisão sobre o psicólogo na escola. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 613-620. Recuperado de https://doi.org/10.1590/2175-35392018037352
Sampaio, R. F., & Mancini, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, 11(1), 83-89. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013
Souza, C. S. de, Ribeiro, M. J., & Silva, S. M. C. da. (2011). A atuação do psicólogo escolar na rede particular de ensino. Psicologia Escolar e Educacional, 15(1), 53-61. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-85572011000100006
Souza, M. P. R. de, Gomes, A. M. M., Checchia, A. K. A., Lara, J. S. de A., & Roman, M. D. (2016). Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas. Psicologia Escolar e Educacional, 20(3), 601-610. Recuperado de https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031058
Tada, I. N. C., Sápia, I. P., & Lima, V. A. A. de (2010). Psicologia Escolar em Rondônia: formação e práticas. Psicologia Escolar e Educacional, 14(2), 333-340. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000200015
Valle, L. E. L. R. do. (2003). Psicologia escolar: um duplo desafio. Psicologia: Ciência e Profissão, 23(1), 22-29. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1414-98932003000100004
Vokoy, T., & Pedroza, R. L. S. (2005). Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação. Psicologia Escolar e Educacional, 9(1), 37-46. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100009&lng=pt&tlng=pt.
Copyright (c) 2023 Psicologia em Estudo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.