As AS URGÊNCIAS SUBJETIVAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: A CONSTRUÇÃO DE UM DISPOSITIVO TEMPORAL
Resumo
Este artigo se propõe a apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é entender como podemos acolher as urgências subjetivas de estudantes no contexto universitário com base na experiência clínica desenvolvida no serviço de uma universidade destinado à saúde mental de seus alunos. O método da construção do caso clínico por meio das conversações clínicas, baseado na psicanálise, juntamente com entrevistas semiestruturadas nos permitiram cernir a função do dispositivo de acolhimento em saúde mental de estudantes universitários. Encontramos como resultado que os estudantes – em sua maioria, na faixa entre 17 e 25 anos – apresentam vivências não diretamente relacionadas a dificuldades acadêmicas, mas a um mal-estar decorrente da vida pessoal que o encontro com o cotidiano universitário parece deflagrar. Desenvolveu-se, portanto, uma reflexão sobre a noção de urgências subjetivas baseada na psicanálise de orientação lacaniana. Entende-se que as urgências subjetivas dizem respeito a algo que irrompe na vida do sujeito e que faz com que a angústia emerja. É preciso que o sujeito encontre um tempo para elaboração, e conclui-se, a partir de nossa experiência clínica, que o serviço destinado à saúde mental dos estudantes tem a função de ser um dispositivo temporal por propiciar um acolhimento do instante de ver para que se abra o tempo de compreender. E, a partir dessa abertura, um forçamento de um tempo de concluir que permite ressignificar a experiência do estudante como uma urgência subjetiva que precisa ser tratada.
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