MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR, INSUCESSO ACADÊMICO E EVASÃO
Resumo
De um ponto de vista epistemológico, o saber contribui para a construção de uma sociedade em sua estrutura concreta e simbólica. O processo de aprendizagem compreende o saber como uma produção subjetiva que se realiza a partir do contato dos sujeitos com objetos do mundo. Em contextos de ensino-aprendizagem formais, o professor é responsável por mediar as relações dos aprendizes com artefatos culturais e conhecimentos sistematizados. Ao considerar a importância da relação epistemológica e de seu entorno, a presente pesquisa investigou posturas de ensino e as relacionou com as variáveis retenção e evasão acadêmicas em um curso de graduação em psicologia de uma Universidade Federal da região Nordeste. Como método, adotou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 docentes do início, meio e final do curso, as quais foram categorizadas em planejamento de atividades, postura docente, fundamentação teórica, avaliação e mediação. Os resultados sugerem que posturas marcadamente interacionistas estão inversamente relacionadas com o aumento de taxas de retenção, evasão e de baixo desempenho acadêmico dos estudantes.
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