USE OF SOCIAL STORIES IN CLASSROOM TO CHILDREN WITH AUTISM

Abstract

Individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) may present deficits in social behaviors such as language and interpersonal interactions. Interventions that use social stories have shown promising results in teaching socially appropriate behaviors and in reducing socially inappropriate behaviors in the classroom, among other environments. Social stories are personalized from behavioral repertoire of each child and present the contingencies of reinforcement involved in the desired behavior, in the very environment in which the behavior occurs. The aim of this study was to verify the effects of social stories in the learning of appropriate behaviors and in the reduction of inappropriate behaviors of children with ASD in the classroom. The participants were two boys, 6 and 9 years old, diagnosed with ASD, who presented inadequate behaviors in response to social demands in school environment. Target behaviors for each participant were inserted into social stories that showed contingencies of inappropriate behavior and the appropriate alternative response. Before the beginning of the period in which the behaviors occurred more frequently, the stories were read to the children and the frequencies of target behaviors were recorded during class. Appropriate behaviors were encouraged and inappropriate ones were followed by correction procedures. Results indicated an increase in appropriate behaviors and a decrease in inappropriate behaviors for both participants, as well as a decrease in frequency of other inappropriate behaviors not directly addressed in the social stories as an effect of engagement in adequate repertoires of participation in classroom tasks. Therefore, social stories seem to represent a promising strategy in reducing inappropriate behaviors and increasing appropriate ones in the classroom, with short application time and low cost of construction of the materials used.

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Author Biographies

Mirella Cassia da Silva, Universidade Federal de São Carlos
Graduanda em Psicologia, pela Universidade Federal de São Carlos, com ingresso em 2015. Bolsista IC da FAPESP na área de Psicologia Experimental, Autismo, Habilidades Sociais sob a perspectiva da Análise do Comportamento.
Ana Arantes
Docente e pesquisadora de Pós-doutorado no Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com trabalhos nas áreas de comportamento verbal e simbólico, equivalência de estímulos e Teoria da Nomeação. Professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, do Instituto LAHMIEI Autismo do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) na UFSCar. Docente e pesquisadora associada do Departamento de Psicologia da UFSCar, em que ministra disciplinas em Análise do Comportamento, supervisiona estágios práticos de Psicologia e orienta Monografias de Bacharelado. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (Comportamento e Cognição) da UFSCar, desenvolveu tese na área de comportamento simbólico, investigando as condições necessárias para a formação de classes de estímulos equivalentes. Foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sobre Comportamento Simbólico e participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Graduada em Psicologia (2006), Mestre em Educação Especial (2008) e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Outros Atrasos de Desenvolvimento (2016) pela UFSCar. Tem experiência na área de Psicologia Experimental, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, controle de estímulos, equivalência de estímulos e comportamento governado por regras; e na área de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com ênfase em intervenção comportamental com crianças e adolescentes em ambiente escolar e em formação de professores.
Nassim Chamel Elias, Departamento de Psicologia Programa de Pós-graduação em Educação Especial Universidade Federal de São Carlos
Nassim Chamel Elias possui graduação (1994) e mestrado (2002) em Ciência da Computação e doutorado (2007) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial), todos pela Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista FAPESP de pós-doutorado em Análise do Comportamento de 2008 a 2011 e bolsista CAPES de pós-doutorado em Análise do Comportamento de 2011 a 2013. Atualmente,é professor do Departamento de Psicologia da UFSCar, ministra disciplinas nos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Graduação em Psicologia e é professor orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graudação em Educação Especial (PPGEEs) e em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar. Atua como Editor Associado do European Journal of Behavior Analysis e como parecerista de periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Educação a Distância. Seus interesses atuais são análise experimental e aplicada do comportamento, comportamento verbal, equivalência de estímulos, nomeação, educação especial, transtorno do espectro do autismo, deficiência intelectual e auditiva e software educativo.

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Published
2020-02-27
How to Cite
da Silva, M. C., Arantes, A., & Elias, N. C. (2020). USE OF SOCIAL STORIES IN CLASSROOM TO CHILDREN WITH AUTISM . Psicologia Em Estudo, 25. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.43094
Section
Artigos originais

 

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