USO DE HISTÓRIAS SOCIAIS EM SALA DE AULA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

Résumé

Indivíduos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar déficits em comportamentos sociais, como linguagem e interações interpessoais. Intervenções utilizando histórias sociais têm mostrado resultados promissores no ensino de comportamentos socialmente adequados e na redução de comportamentos socialmente inadequados em sala de aula, entre outros ambientes. Histórias sociais são personalizadas a partir do repertório comportamental de cada criança e apresentam as contingências de reforçamento envolvidas no comportamento desejado, no próprio ambiente em que o comportamento ocorre. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da apresentação de histórias sociais na aprendizagem de comportamentos adequados e na redução de comportamentos inadequados de crianças com TEA em sala de aula. Os participantes foram dois meninos de seis e nove anos de idade, com diagnóstico de TEA, que apresentavam comportamentos inadequados diante de demanda social em ambiente escolar. Comportamentos-alvo para cada participante foram inseridos nas histórias sociais que mostravam as contingências do comportamento inadequado e da resposta alternativa adequada. Antes do início do período em que os comportamentos ocorriam com maior frequência, as histórias foram lidas para as crianças e as frequências dos comportamentos-alvo foram registradas durante a aula. Comportamentos adequados eram reforçados e os inadequados eram seguidos de procedimentos de correção. Os resultados indicaram aumento nos comportamentos adequados e diminuição nos inadequados para os dois participantes, e a diminuição da frequência de outros comportamentos inadequados não tratados diretamente na história social como efeito do engajamento em repertórios adequados de participação nas tarefas em sala de aula. Portanto, as histórias sociais parecem representar uma estratégia promissora na redução de comportamentos inadequados e aumento de adequados em sala de aula, com tempo curto de aplicação e baixo custo de construção dos materiais utilizados.

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Bibliographies de l'auteur

Mirella Cassia da Silva, Universidade Federal de São Carlos
Graduanda em Psicologia, pela Universidade Federal de São Carlos, com ingresso em 2015. Bolsista IC da FAPESP na área de Psicologia Experimental, Autismo, Habilidades Sociais sob a perspectiva da Análise do Comportamento.
Ana Arantes
Docente e pesquisadora de Pós-doutorado no Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com trabalhos nas áreas de comportamento verbal e simbólico, equivalência de estímulos e Teoria da Nomeação. Professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, do Instituto LAHMIEI Autismo do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) na UFSCar. Docente e pesquisadora associada do Departamento de Psicologia da UFSCar, em que ministra disciplinas em Análise do Comportamento, supervisiona estágios práticos de Psicologia e orienta Monografias de Bacharelado. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (Comportamento e Cognição) da UFSCar, desenvolveu tese na área de comportamento simbólico, investigando as condições necessárias para a formação de classes de estímulos equivalentes. Foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sobre Comportamento Simbólico e participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Graduada em Psicologia (2006), Mestre em Educação Especial (2008) e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Outros Atrasos de Desenvolvimento (2016) pela UFSCar. Tem experiência na área de Psicologia Experimental, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, controle de estímulos, equivalência de estímulos e comportamento governado por regras; e na área de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com ênfase em intervenção comportamental com crianças e adolescentes em ambiente escolar e em formação de professores.
Nassim Chamel Elias, Departamento de Psicologia Programa de Pós-graduação em Educação Especial Universidade Federal de São Carlos
Nassim Chamel Elias possui graduação (1994) e mestrado (2002) em Ciência da Computação e doutorado (2007) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial), todos pela Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista FAPESP de pós-doutorado em Análise do Comportamento de 2008 a 2011 e bolsista CAPES de pós-doutorado em Análise do Comportamento de 2011 a 2013. Atualmente,é professor do Departamento de Psicologia da UFSCar, ministra disciplinas nos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Graduação em Psicologia e é professor orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graudação em Educação Especial (PPGEEs) e em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar. Atua como Editor Associado do European Journal of Behavior Analysis e como parecerista de periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Educação a Distância. Seus interesses atuais são análise experimental e aplicada do comportamento, comportamento verbal, equivalência de estímulos, nomeação, educação especial, transtorno do espectro do autismo, deficiência intelectual e auditiva e software educativo.

Références

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Publiée
2020-02-27
Comment citer
da Silva, M. C., Arantes, A., & Elias, N. C. (2020). USO DE HISTÓRIAS SOCIAIS EM SALA DE AULA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO. Psicologia Em Estudo, 25. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.43094
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